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Discussão Temática

23/11/2023 - 09:00 - 12:00
DT 19 - Elaboração de normas e protocolos e Reformulação de Códigos Sanitários demandada pela pandemia (C)

45639 - IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE NA VIGIL NCIA SANITÁRIA DE PINHAIS/PR.
MARIA THEREZA JOHNSSON CAMPOS VICENTINE - PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS, CAMILA ZUCCHI HERMES AZUMA - PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS, GLAUCIA DE MARTINI OTOFUJI VICENTE - PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS, TATIANA DA SILVA LOPES DE MACEDO - PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS, JAQUELINE ALBINO DE OLIVEIRA - PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS, VANESSA LOYOLA FONTOURA - PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS


INTRODUÇÃO: No Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) iniciou com a Resolução RDC n° 34/2013 e Resolução RDC nº 560/2021 que propõem a padronização das atividades de inspeção para os fabricantes de Insumos farmacêuticos Ativos-IFA, Medicamentos e Produtos para a Saúde de Classe de Risco III e IV. Para verificar o cumprimento, os municípios são auditados pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) nos requisitos: regulamentação; qualificação, capacitação e treinamento dos fiscais; estratégias e relatórios de inspeção; armazenamento de dados; gerenciamento de não conformidades; vigilância pós mercado e sistemas de alerta; acesso aos laboratórios e suporte analítico; reclamação do consumidor e SGQ, devendo o município cumprir com os 72 critérios. OBJETIVOS: Implantação do SGQ em todas as áreas de atuação da VISA de acordo com a Resolução RDC n° 34/2013, Resolução RDC nº 560/2021, IN n.º 32/2019 e ISO 9001:2015. METODOLOGIA: Em 2016 foi instituída a Unidade da Qualidade - UQ (portaria nº 52/2016), que em 2021 foi contemplada no organograma. Foram realizados treinamentos com a equipe de forma lúdica e teórica, com a construção de fluxogramas, mapeamento de processos e aplicação dos POPs. As ações são monitoradas com abertura de não conformidades e proposição de ações corretivas e preventivas. Foi implantada a pesquisa de satisfação. RESULTADOS: Para atender aos critérios da auditoria e estender às demais áreas da VISA, foram homologados até 2022 45 POP’s, treinamentos, política da qualidade, monitoramento de indicadores e aplicação da Pesquisa de Satisfação (84% de aprovação pela população). A auditoria da SESA ocorreu de 07 a 17 de junho de 2021, com retorno em abril e maio de 2022. Ao final, o percentual de critérios críticos, muito importantes e importantes atendidos, foi de 100%. CONCLUSÃO: A implantação do SGQ trouxe benefícios como: planejamento baseado na necessidade dos seus clientes, organização dos documentos, padronização das inspeções e relatórios, transparência das ações, subsídio para a tomada de decisões (indicadores) e melhor qualidade do serviço prestado. A implantação da pesquisa de satisfação, trouxe a percepção de que os clientes estão satisfeitos com o processo de licenciamento sanitário. O atendimento de 100% dos critérios da qualidade propostos pelo SNVS foi a comprovação de que o trabalho intenso realizado pela VISA, valeu a pena, devendo ser constantemente aperfeiçoado.


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