23/11/2023 - 09:00 - 12:00 DT 17 - Elaboração de normas e protocolos e Reformulação de Códigos Sanitários demandada pela pandemia (A) |
45380 - PROTOCOLO DE SEGURANÇA SANITÁRIA PARA RETORNO DAS ATIVIDADES NAS ESCOLAS DO ESTADO DO AMAZONAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 MARCO ANTÔNIO FERNANDES PINTO - FVS-RCP, HELTON JARDYS DA SILVA RUIZ - FVS-RCP, JIMMY MARCELLE RAMOS TORQUATO - FVS-RCP
INTRODUÇÃO – Foi decretado situação de emergência na saúde no Amazonas em 16 de março de 2020 através do Decreto nº 42.061. Em março de 2020, o adotou-se uma postura cautelosa e objetiva, suspendendo as aulas presenciais como medida preventiva diante do aumento de casos de corona vírus no Estado. Sendo lançado o projeto “Aula em Casa”, como solução paliativa, sendo o primeiro Estado da federação a retornar as atividades educativas. Foi desenvolvido pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – FVS-RCP o protocolo de prevenção a Covid-19 em ambiente escolares para minimizar os riscos de contaminação e/ou propagação do vírus nas escolas da redes estaduais localizada no município de Manaus.
METODOS - No período de 10 a 18 de agosto de 2020, técnicos da FVS-RCP, lotados no Departamento de Vigilância Sanitária - DEVISA e no Núcleo de Educação em Saúde - NES, realizaram inspeções nas escolas da rede pública estadual. O foco da visita foi verificar a implantação pelas escolas das ações estratégicas e os protocolos voltados à prevenção da Covid-19, conforme proposto pela Secretaria de Estado de Educação do Amazonas - SEDUC, seguindo as orientação dos órgãos de Vigilância em Saúde.
RESULTADOS - Foram inspecionadas 124 escolas da rede pública do Estado do Amazonas situada no município de Manaus, onde 06 escolas não foram avaliadas por estarem fechadas ou ainda não terem iniciado os preparativos para início das atividades. Totalizando 118 escolas avaliadas através do protocolo para verificação de cumprimento de medidas para minimizar o contagio da Covid-19.
CONCLUSÃO - Foram definidos 40 itens para compor questionário para avaliar a situação sanitária das escolas, onde 22 itens foram classificado como críticos para esse estudo, sendo que somente 08 dos 22 itens avaliados como críticos foram cumpridos integralmente pelas escolas avaliadas. Após análise dos questionários, foi verificado que 36,4% dos itens considerados críticos por este DEVISA foram cumpridos integralmente pelas escolas. E que uma média de 115 escolas, ou seja 97,5% cumpriram com os itens classificado como críticos do protocolo estabelecido pela SEDUC e pelos órgãos de Saúde, garantindo minimamente o retorno das atividades escolares de forma presencial.
PALAVRAS-CHAVE – protocolo, covid-19, escolas.
|