23/11/2023 - 09:00 - 12:00 DT 16 - Atuação da Vigilância Sanitária diante da vacinação em massa contra a Covid-19 |
45265 - ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS E CONTROVÉRSIAS SOBRE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 EM PRESIDENTE PRUDENTE-SP CATARINA ALMEIDA MANÇANO FERNANDES - USP, JOSÉ MIGUEL NIETO OLIVAR - USP
Objetivos
Nosso projeto teve como objetivo montar uma linha do tempo das ações da gestão municipal de Presidente Prudente (SP) relacionadas a Covid-19 e identificar as estratégias e controvérsias presentes nessas ações. Através da produção de uma linha do tempo, foi organizado, mês a mês, os dados epidemiológicos (casos positivos, óbitos e taxa de ocupação de leitos de UTI), as ações de estratégia municipal e estadual e as fases do Plano São Paulo referente ao município de Presidente Prudente no ano de 2021.
Métodos e Procedimentos
A linha do tempo foi construída a partir de um banco de dados alimentado pelas notícias do site da prefeitura de Presidente Prudente. As notícias coletadas foram de janeiro a dezembro de 2021. A escolha deste ano para o desenvolvimento da pesquisa deve-se ao fato de ser o ano de início da vacinação contra a Covid-19.
A linha do tempo aborda os dados epidemiológicos, fases do Plano São Paulo, tipos de ações presentes nas notícias e a cronologia das ações encontradas. Classificamos as notícias selecionadas para a linha do tempo em três tipos: estratégias municipais, estratégias estaduais e controvérsias.
Resultados
Observamos que o avanço do percentual de vacinados nos meses finais de 2021 permitiu que o estado de São Paulo alcançasse a passagem para a Retomada Segura do Plano São Paulo. Esta condição provocou uma diminuição no número de ações de contenção da pandemia da gestão municipal, bem como a liberação das atividades econômicas.
No decorrer do ano de 2021, as estratégias de contenção da pandemia foram garantidas pelo poder público municipal, embora em alguns momentos foram identificadas controvérsias na relação entre a manutenção da segurança na saúde e a garantia dos interesses econômicos.
Conclusões
Este trabalho contribui com os estudos da disseminação da Covid-19 no município de Presidente Prudente. Analisamos como a Vigilância Epidemiológica Municipal conseguiu cumprir com as normas sanitárias apesar das controvérsias em torno da relação entre diretrizes sanitárias e liberação das atividades econômicas. As controvérsias que analisamos mostraram que o setor empresarial pressionou o poder público mesmo reconhecendo que as medidas adotadas eram para a segurança da saúde da população. Essas controvérsias, na tentativa de descumprir as medidas, foram negociadas pela Prefeitura que procurou aumentar o número de leitos, entre outras medidas, a fim de se manter nas fases menos restritivas do Plano São Paulo.
|