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Discussão Temática

23/11/2023 - 09:00 - 12:00
DT 15 - Ações da Vigilância Sanitária em relação aos serviços de saúde (E)

48318 - A EDUCAÇÃO EM REDE NO CAMPO DA SAÚDE COLETIVA: UMA PROPOSTA PARA A VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
ISABELLA FERNANDES DELGADO - VPEIC/FIOCRUZ, CARLA PACHECO TEIXEIRA - VPEIC/FIOCRUZ, MARIA CRISTINA RODRIGUES GUILAM - VPEIC/FIOCRUZ


Nas últimas décadas vivenciamos mudanças no campo social, político, científico e tecnológico no país. A pós-graduação brasileira vem acompanhando tais mudanças e evoluções tecnológicas, procurando as melhores estratégias para aprimorar os processos educativos e reduzir desigualdades sociais, buscando alcançar o desenvolvimento de pessoas e profissionais em diferentes áreas do conhecimento e em todas as regiões do Brasil. É notável a concentração de cursos de pós-graduação stricto sensu nas regiões sul e sudeste, inclusive no âmbito da Vigilância Sanitária, onde se observa apenas uma iniciativa em andamento: o programa de pós-graduação em Vigilância Sanitária do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, INCQS-Fiocruz. Criado em 2001, o programa formou um número significativo de mestres e doutores, embora ainda insuficiente para fortalecer a rede de Vigilância Sanitária brasileira. Com base em experiências prévias e tendo em vista a já existente articulação entre os níveis municipal, estadual e federal, o trabalho discute a potencialidade de um Mestrado Profissional em Vigilância Sanitária em rede, como estratégia de grande capilaridade e fortalecimento das relações ensino-serviço. Apresentam-se três experiências exitosas em rede, nas quais a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é partícipe: (i.) a Rede Nordeste de Saúde da Família, RENASF, (ii.) o Mestrado Profissional em Saúde da Família, PROFSAÚDE, e (iii.) a Rede Bionorte. As duas primeiras são lideradas pela Fiocruz e optaram pela modalidade profissional, buscando fortalecer conexões entre a realidade cotidiana da Estratégia Saúde da Família e o saber científico. Essa opção vem reforçando a parceria entre as instituições de ensino superior e os gestores de saúde, proporcionando o fortalecimento de redes de saúde-escola e oferecendo formação aos profissionais de saúde com base na valorização da experiência profissional do sujeito. A terceira iniciativa, a Rede Bionorte, é uma rede de instituições da Amazônia Legal cujo objetivo é acelerar a formação de recursos humanos na área da pesquisa e inovação, com foco na Biodiversidade e Biotecnologia. Serão apresentados aspectos da constituição, gestão e resultados das três redes, tendo como perspectiva uma proposta similar para a área da Vigilância Sanitária.


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