Certificados disponíveis.
Clique para acessar a área de impressão!



Anais disponíveis.
Clique para visualizar os resumos!


Discussão Temática

23/11/2023 - 09:00 - 12:00
DT 15 - Ações da Vigilância Sanitária em relação aos serviços de saúde (E)

48308 - TRAJETÓRIA PROFISSIONAL E IMPACTO DA FORMAÇÃO EM EGRESSOS DE CURSOS EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO INSTITUTO NACIONAL DE CONTROLE DE QUALIDADE EM SAÚDE (INCQS/FIOCRUZ)
ISABELLA FERNANDES DELGADO - VPEIC/FIOCRUZ, KATIA CHIRTINA LEANDRO - INCQS/FIOCRUZ, SILVANA DO COUTO JACOB - INCQS/FIOCRUZ, MARIA CRISTINA RODRIGUES GUILAM - VPEIC/FIOCRUZ


Processos de acompanhamento de egressos da pós-graduação brasileira estão se tornando mais frequentes e são considerados uma oportunidade prática de ampliar a transparência sobre os resultados institucionais, tanto para a comunidade acadêmica como para a sociedade em geral, além de possibilitarem uma maior compreensão sobre o impacto social das ações da educação, apoiando o planejamento de programas e cursos. O estudo analisou a trajetória profissional e o impacto da formação em egressos dos cursos stricto e lato sensu (2013 e 2020) do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS-Fiocruz). Todos os cuidados éticos visando à confidencialidade e autonomia de participação foram garantidos. Do total de 338 convidados a participarem da pesquisa, 169 (50%) responderam ao questionário: 62 de 99 convidados do mestrado acadêmico (63%), 35 de 69 do mestrado profissional (51%), 36 de 61 de doutorado (59%), 13 de 42 de cursos de especialização (31%), e 23 de 67 de residência multiprofissional (34%). A pesquisa foi realizada por meio de questionário eletrônico (https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/36744), com questões sobre identificação do egresso, atividade profissional e expectativas após o término do curso, condição empregatícia e efeitos da formação na Fiocruz. Entre os respondentes, 80% são do sexo feminino; 65% são de cor de pele branca e 35% negros (pretos e pardos); 2% possuíam alguma deficiência, onde a motora se destaca. A maior parte dos egressos chega ao curso com idade entre 20 e 40 anos (78%) e o Rio de Janeiro é o estado onde a maioria realizou a graduação, com destaque para os cursos de Farmácia (34%) e Biologia (19%). Cerca de 70% já realizavam atividade profissional antes de ingressar na pós-graduação; a maioria em instituições públicas e o regime jurídico único (54%) é o que prevalece como forma de vínculo empregatício. Ao concluírem, 50% trabalhavam na mesma atividade profissional e na mesma instituição em que atuavam antes da pós-graduação e 58% relatam que o curso concluído é muito relacionado à atual atividade profissional. Quando indagados sobre impactos em decorrência da conclusão da pós-graduação, cerca de 80% afirmam que o curso teve efeito na sua vida profissional e 51% referem aumento na remuneração. O impacto se reverte também no melhor desempenho no trabalho, no desempenho de outras atividades diferentes da que exercia antes do curso e no aumento do prestígio e do reconhecimento dos colegas e da chefia.


Realização:




Apoio: