Certificados disponíveis.
Clique para acessar a área de impressão!



Anais disponíveis.
Clique para visualizar os resumos!


Discussão Temática

23/11/2023 - 09:00 - 12:00
DT 15 - Ações da Vigilância Sanitária em relação aos serviços de saúde (E)

44990 - AÇÕES DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE QUE REALIZAM OS EXAMES LABORATORIAIS PARA DETECÇÃO DO CORONAVÍRUS-SARS-COV -2.
CLAUDIA JUREMA FURTADO - VIGILANCIA SANITARIA, MAGDA CECÍLIA CARDOSO FERREIRA - VIGILÂNCIA SANITÁRIA, MARIA DE FATIMA VELOSO BANDEIRA LINS - VIGILANCIA SANITARIA


Em virtude da crise Sanitária mundial ocasionada pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2) com impacto que ultrapassam a saúde pública e um crescimento exponencial da infecção, houve necessidade de ações ágeis e efetivas para proteger a saúde e a vida das pessoas. Neste contexto, a Gerência de Vigilância Sanitária-GVS-JP elaborou a Nota Técnica GVS/DVS/SMS Novo Coronavírus nº003/2021 com o objetivo de orientar as Farmácias e Drogarias, Laboratórios de Análises Clínicas, Postos de Coleta e sistema Drive Thru, públicos e privados para realizar os testes rápidos, também conhecido como Testes Laboratoriais Remotos (TLR), entendem-se ensaios imunocromatográficos para a pesquisa de anticorpos e antígenos do novo Coronavírus. Os testes rápidos não substituem o RT-PCR, feito por biologia molecular que permite identificar a presença do material genético(RNA) do vírus Sars-CoV-2 em amostras de secreção respiratória. Diante do nível de gravidade da doença e no enfrentamento da emergência provocada pelo novo Coronavírus, a Vigilância Sanitária estabeleceu diretrizes e determinações, visando a segurança, saúde da população e do trabalhador. Foram realizadas inspeções sanitárias visando constatar o cumprimento da nota técnica. Para isso determinou: utilização de produtos com registros na ANVISA, especificamente os testes rápidos para detecção do Covid-19, delimitar o fluxo de pessoal nas áreas de atendimento, de forma a reduzir o risco de contágio, estabelecer a sala privativa com sistema de exaustão, manter o ambiente ventilado, de forma a estabelecer um atendimento seguro, evitando aglomeração, considerando as formas de transmissão da Covid-19, alguns Laboratórios e Postos de Coleta realizavam a coleta em sistema Drive Thru. Disponibilização do EPI completo para o profissional da coleta, como máscara N95/PFF2, reforçar o uso obrigatório de máscara cirúrgica para os clientes e álcool a 70%, água e sabão líquido para a higiene das mãos. Diante da criticidade e o risco de contaminação garantiu o destino correto dos resíduos infectantes, conforme a RDC nº222/2018 e envio da ficha de notificação compulsória de casos positivos ou negativos a Vig. Epidemiológica. Portanto, os serviços de saúde cumpriram com a Nota Técnica nº003/2021, seguindo as orientações e determinações da vigilância sanitária. A atuação da vigilância sanitária contribuiu para garantir a qualidade dos exames, interromper a cadeia de transmissão e combater o caos sanitário da pandemia nos serviços de saúde.


Realização:




Apoio: