Certificados disponíveis.
Clique para acessar a área de impressão!



Anais disponíveis.
Clique para visualizar os resumos!


Discussão Temática

23/11/2023 - 09:00 - 12:00
DT 14 - Ações da Vigilância Sanitária em relação aos serviços de saúde (D)

47605 - VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTADUAL DE MS ATUANDO NO PROGRAMA BLITZ COVID-19
GIZELE FRETES RODRIGUES - CEVISA/MS, ALINE SCHIO - CEVISA/MS, KELLEN CLAGNAM DA SILVA RIBEIRO - CEVISA/MS, GEIZE ROCHA MACEDO DE SOUZA - CEVISA/MS


INTRODUÇÃO
O avanço da pandemia no Brasil levou ao colapso do sistema de saúde Nacional, trazendo um panorama desafiador nas ações de fiscalização da Vigilância Sanitária. Diante disso, em 2020, a Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária de MS, reforçou suas atividades com o programa BLITZ – COVID onde o foco era inspeções sanitárias em hospitais com leitos de UTI e referência para COVID-19, investigando adoção de medidas de prevenção e controle, no qual abrange verificação de protocolos, fluxos de atendimento e treinamento das equipes.

METODOLOGIA
A Coordenadoria Estadual de MS no período de 2020 a 2021 inspecionou 34 unidades hospitalares, destas, 13 instaladas no município de Campo Grande. Todos apresentavam o NSP cadastrado no sistema NOTIVISA.
A equipe de fiscais foi dividida em dupla para cada instituição inspecionada. Foi elaborado e aplicado nas inspeções “in loco” um Roteiro de Inspeção sistemático com referências relevantes como: verificação de protocolos, fluxos de atendimento, treinamentos das equipes frente ao coronavírus, capacidade instalada de leitos destinados aos pacientes confirmados, além da disponibilidade de EPI’s para as equipes de saúde.
Após a inspeção, era elaborado um Parecer Técnico e demais documentos necessários. Caso o hospital não estava de acordo com as normas sanitárias, a instituição era notificada, com curto prazo para cumprimento da irregularidade.

RESULTADO
Durante as inspeções realizadas, podemos verificar que os estabelecimentos instituíram medidas de prevenção e controle para o enfrentamento da pandemia. No entanto, apesar do rigor demonstrado pelos hospitais com relação as medidas tomadas, constatamos falhas nos protocolos implantados definido pela CCIH referente ao reuso e armazenamento das máscaras tipo N95, não se mostrando efetivo na minimização dos riscos tanto aos pacientes como os colaboradores. Dessa forma, após as instituições serem notificadas para adequação, tivemos resultados satisfatórios na melhoria da revisão, adequação e monitoramento de todos os protocolos implantados.

CONCLUSAO
Conclui-se que a estratégia adotada pela Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária de MS com a implantação do programa BLITZ-COVID foi positiva, impactando na minimização da exposição do COVID-19, com ações de prevenção e controle mais rigorosos.


Realização:




Apoio: