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Discussão Temática

23/11/2023 - 09:00 - 12:00
DT 14 - Ações da Vigilância Sanitária em relação aos serviços de saúde (D)

45366 - ROTEIRO OBJETIVO DE INSPEÇÃO - CENTRO DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO TIPO II: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTUDO À PRÁTICA
ISABELA CAROLINE PIMENTEL DE MOURA - APEVISA, SHEYLA CARVALHO DE BARROS - APEVISA, MARCELLE LUANA CARNEIRO LEMOS - APEVISA, EDUARDA KARYNNE SOUZA - APEVISA, MARIA TEREZA DO NASCIMENTO CHAVES - APEVISA, AILTON CÉSAR DOS SANTOS VIEIRA - APEVISA, MARIA APARECIDA FARIAS PEREIRA - APEVISA, ZULEIDE DO CARMO PAES - APEVISA, RAMON VIEIRA GALDINO - APEVISA, KARLA FREIRE BAÊTA - APEVISA


O objetivo do presente trabalho é relatar a experiência do estudo do Roteiro Objetivo de Inspeção (ROI) do Centro de Material e Esterilização (CME) tipo II Versão: 1.3, elaborado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O objeto da experiência foi oriundo das dúvidas e dificuldades dos Fiscais de Vigilância Sanitária da Unidade de Controle de Serviços de Saúde (UNICOSS) na aplicação do ROI - CME tipo II.
Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência construído a partir do processo de aprendizagem realizado pelos Fiscais Sanitários lotados na UNICOSS da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária de Pernambuco (APEVISA) para compreensão e implementação do ROI de CME tipo II no período de 25 a 31 de janeiro de 2023.
Inicialmente, a equipe técnica realizou uma leitura individual do roteiro e dos marcos regulatórios mencionados no instrumento, em seguida, uma roda de conversa com a finalidade de elencar dúvidas e sugestões para facilitar a compreensão. Realizou-se uma discussão para definir as evidências necessárias a serem identificadas na inspeção para viabilizar a avaliação dos indicadores.
Foi realizada uma reorganização na ordem dos indicadores para facilitar o fluxo de avaliação durante a inspeção, sendo classificados nas categorias Documentos, Geral, Geral/documentos, Documentos/área limpa, Área limpa, Documentos/área suja e Área suja.
Na categoria Documentos foram alocados os indicadores que se referem, apenas, à documentação e registros do CME sem especificação por área; na categoria Geral foram inseridos os indicadores que necessitam ser avaliados tanto na área suja e quanto na área limpa; na categoria Geral/ documentos foram englobados os indicadores que necessitam ser avaliados em todas as áreas e em documentações; nas categorias Documentos/área limpa e Documentos/Área suja ficaram agrupados os indicadores que necessitam, simultaneamente, de avaliação de documentos e de inspeção na respectiva área; nas categorias Área limpa e Área suja foram postos os indicadores que conseguem ser avaliados com documentos específicos e inspeção na respectiva área.
A categorização dos indicadores do ROI – CME tipo II facilitou a aplicação do instrumento durante a inspeção no CME, tendo em vista que foi possível seguir o fluxo da área limpa para a área suja e favoreceu a análise documental. No entanto, após a reorganização, nem todos os técnicos tiveram a oportunidade de aplicar o roteiro, tal fato pode ser considerado limitante.


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