Certificados disponíveis.
Clique para acessar a área de impressão!



Anais disponíveis.
Clique para visualizar os resumos!


Discussão Temática

23/11/2023 - 09:00 - 12:00
DT 14 - Ações da Vigilância Sanitária em relação aos serviços de saúde (D)

45163 - ATUAÇÃO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO NÚCLEO REGIONAL DE SAÚDE NORTE/BAHIA NO CREDENCIAMENTO DE UTIS NAS REGIÕES DE SAÚDE DE SUA ABRANGÊNCIA DURANTE A PANDEMIA COVID-19
CRISTINE NUNES MOTTA - SESAB, CECÍLIA MARIA SOUZA DE AGUIAR - SESAB, ANALICE SILVA DUARTE - SESAB, ANDRÉ CAMPOS FARIA - SESAB, LEONITA SIQUEIRA NUNES SOUZA - SESAB, RENATA CARVALHO VALVERDE VALVERDE - SESAB


Em 30 de janeiro de 2020, a Organização Mundial de Saúde declarou Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional, por conta do surto do novo coronavírus. A pandemia de COVID-19 causou um forte impacto em toda população global e trouxe diversos desafios sociais e para o sistema de saúde de cada país.
Tendo em vista que os pacientes com COVID-19, podem apresentar sintomas respiratórios graves, com necessidade de suporte ventilatório mecânico, houve um aumento na demanda por leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) durante a pandemia. Através de seus instrumentos normativos a Vigilância Sanitária (VISA) tem o objetivo de estabelecer padrões mínimos para o funcionamento das UTIs, visando à redução de riscos aos pacientes, visitantes, profissionais e meio ambiente. O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência da equipe de VISA do Núcleo Regional de Saúde Norte (NRS NORTE), unidade regional da Secretaria de Saúde da Bahia, na fiscalização e qualificação do processo de credenciamento de novos leitos de UTI, nas regiões de saúde de Juazeiro e Senhor do Bonfim durante a pandemia de COVID-19. Antes da pandemia, estas regiões contavam com 45 leitos de UTI geral e 6 coronariana em apenas 3 hospitais, localizados em 2 municípios.
Com a necessidade de ampliação da rede durante a pandemia de COVID-19, a VISA teve um papel fundamental no monitoramento dos serviços e proteção dos trabalhadores e da população usuária.
Tendo em vista as consequências de afastamento de servidores do grupo de risco da atividade direta de fiscalização, a equipe de VISA do NRS NORTE/Juazeiro teve uma baixa de profissionais e precisou se adaptar ao contexto incluindo novas formas de fazer no cotidiano das ações, focando seu trabalho em análises documentais, registros fotográficos, fiscalização in loco sempre que possível, avaliação e identificação de possíveis áreas para instalação de UTIs, disponibilidade de EPIs e equipamentos e do serviço de diálise. Com o aval da VISA a região teve uma ampliação nos leitos de UTI, chegando a 80 leitos UTI COVID e 25 leitos UTI Geral (HRJ) e 6 coronariana. Com a desativação dos leitos de UTI COVID após diminuição da demanda por este tipo de serviço, a região manteve 75 leitos de UTI Geral e 6 coronariana, em 5 hospitais de 4 municípios, ampliando o acesso da população destas regiões a este tipo de serviço de alta complexidade, estando todos sob monitoramento da Vigilância Sanitária.


Realização:




Apoio: