Certificados disponíveis.
Clique para acessar a área de impressão!



Anais disponíveis.
Clique para visualizar os resumos!


Discussão Temática

23/11/2023 - 09:00 - 12:00
DT 14 - Ações da Vigilância Sanitária em relação aos serviços de saúde (D)

45077 - IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA MULTIMODAL DE MELHORIA DA HIGIENE DAS MÃOS EM SERVIÇOS DE SAÚDE PARA A SEGURANÇA DO PACIENTE EM MATO GROSSO DO SUL
GEIZE ROCHA MACEDO DE SOUZA - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ/RJ - COORDENARIA ESTADUAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE MATO GROSSO DO SUL, ALINE SCHIO DE SOUZA - COORDENARIA ESTADUAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE MATO GROSSO DO SUL, GISLAINE GONZAGA FIGUEIREDO - COORDENARIA ESTADUAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE MATO GROSSO DO SUL, KELLEN CLAGNAM DA SILVA RIBEIRO - COORDENARIA ESTADUAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE MATO GROSSO DO SUL, LEOMARCIO HIGA SHIROMA - COORDENARIA ESTADUAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE MATO GROSSO DO SUL, PATRÍCIA CARDOSO PORTELA GODOY - COORDENARIA ESTADUAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE MATO GROSSO DO SUL, CARLOS ALBERTO NUNES CARNEIRO - COORDENARIA ESTADUAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE MATO GROSSO DO SUL


Introdução
Atualmente, de cada 100 pacientes em hospitais para cuidados intensivos, sete pacientes em países de alta renda e 15 pacientes em países de baixa e média renda adquirirão ao menos uma infecção associada à atenção à saúde (IRAS) durante sua internação hospitalar. No entanto, uma adequada higiene das mãos (HM), realizada corretamente e em momento oportuno contribui para a redução das IRAS.
Nesse sentido, o estado de Mato Grosso do Sul adotou a recomendação da OMS de implementar a Estratégia Multimodal para HM.
Método
Para o referido projeto 05 hospitais assinaram o termo de adesão para a participação, porém houve a desistência de 02 instituições. Sendo assim, 03 hospitais concluíram todas as etapas propostas, todos localizados no município de Campo Grande/MS.

Etapas da Estratégia Multimodal

Etapa I Preparação: Todos os hospitais elegeram a unidade e equipe participante, bem como assinatura do termo de adesão.

Etapa II e IV: Pré e pós intervenção: Foram aplicados os instrumentos incialmente, para um diagnóstico situacional do serviço e após a Etapa III—Implementação de estratégias de melhoria da adesão à Higienização das Mãos, os instrumentos foram reaplicados para avaliar o impacto da intervenção.

Em comparação entre as etapas II e IV: no quesito estrutura física para HM, obtivemos melhorias nos três hospitais. Já em relação à tolerância e aceitação da preparação alcoólica, dois hospitais apresentaram melhores resultados na etapa IV, porém um hospital apresentou regressão. Quanto ao conhecimento sobre HM todos os hospitais apresentaram melhores resultados após intervenção. Referente aos 5 momentos da HM, os hospitais um e três apresentaram melhorias, já o hospital dois apresentou melhoria em apenas um item.

Etapa III: A principal estratégia utilizada pelos hospitais participantes foi a campanha de higienização das mãos, após a Etapa II, com treinamentos nos locais de trabalho, atividades lúdicas realizadas com profissionais e pacientes/visitantes.

Conclusão

Conclui-se que as mudanças/melhorias foram discretas, o que permanece um desafio para os gestores a fim de sensibilizar os profissionais, bem como disponibilizar estrutura física adequada e produtos e insumos de qualidade.
Para a equipe coordenadora permanece a árdua tarefa de incentivar e motivar os serviços em implantar e implementar estratégias que visam a redução das infecções relacionadas aos cuidados em saúde.


Realização:




Apoio: