Certificados disponíveis.
Clique para acessar a área de impressão!



Anais disponíveis.
Clique para visualizar os resumos!


Discussão Temática

23/11/2023 - 09:00 - 12:00
DT 13 - Ações da Vigilância Sanitária em relação aos serviços de saúde (C )

48315 - INFOGRÁFICO SOBRE DESVIOS DA QUALIDADE: FERRAMENTA EDUCACIONAL SOBRE QUEIXAS TÉCNICAS DE COMPRESSA DE GAZE PARA ORIENTAÇÃO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE.
JOELLYNGTON DA SILVA PIMENTEL - INSTITUTO AGGEU MAGALHÃES, FIOCRUZ – PE;, MICHELE FEITOZA SILVA - INSTITUTO AGGEU MAGALHÃES, FIOCRUZ – PE;


Introdução: A compressa de gaze é um dispositivo médico (DM), estéril ou não, descartável de uso único, proibido ao processamento, cuja finalidade é limpar, absorver fluidos, recobrir lesões e realizar antissepsia de pele e mucosas, trata-se de um insumo amplamente utilizado e frequentemente é alvo de queixas técnicas (QT), presente entre os dez produtos mais notificadas no Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária (Notivisa) nos últimos 20 anos. Objetivo: Analisar as principais QT submetidas ao Notivisa (2013-2017 - estudo publicado) e propor um infográfico educacional para ser disponibilizado nos serviços de saúde. Metodologia: Estudo metodológico, de caráter descritivo, de construção de uma tecnologia educativa fundamentado na produção de um infográfico. No estudo analisado foram classificados os motivos de QT em grupos, subgrupos e desenvolvidos procedimentos operacionais padronizados (POP) para realizar as avaliações do aspecto e de rotulagem e determinação de massa das compressas de gaze a fim de observar o cumprimento dos parâmetros preconizados nas legislações e normas vigentes. Foram eleitas as QT de maior prevalência para destaque e foi desenvolvido um personagem lúdico para representar a compressa, além disso, foi colocado disponível via QR code o estudo original. Resultados: Foram eleitos as 4 QT mais notificadas, sendo 2 relacionadas a aspecto, uma sobre embalagem/rotulagem e uma sobre funcionalidade. O Infográfico possui personagem lúdico inédito e considerou o resultado das não conformidades mais notificadas do trabalho. Possui padrões de cores e QR Code que direciona ao estudo. As QTs de maior prevalência foram relacionadas à presença de corpo estranho (24,72%), selagem inapropriada (10,61%) e presença de sujidade (10,15%), o que expõe a população ao risco de eventos adversos, devido a defeitos de fabricação, aspecto, rotulagem e determinação de massa, que compromete a qualidade do dispositivo. O infográfico pretende estimular a segregação de produtos que apresentem desvios e estimular a notificação dessas não conformidades nos serviços. Conclusão: O infográfico é um instrumento que fortalece a implementação da cultura de segurança do paciente e contribuir para a qualificação do cuidado em todos os estabelecimentos de saúde, conforme institui a Portaria n° 529/2013, o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), além disso, aproxima a informação científica e técnica de forma acessível e lúdica aos profissionais de saúde.


Realização:




Apoio: