23/11/2023 - 09:00 - 12:00 DT 13 - Ações da Vigilância Sanitária em relação aos serviços de saúde (C ) |
45761 - RELATO DE EXPERIÊNCIA: PRÁTICA EM SERVIÇO E PROJETOS DE PESQUISA PESQUISAS DESENVOLVIDAS NOS ESPAÇOS DO NÚCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE E VIGILÂNCIA PÓS COMERCIALIZAÇÃO E AMANDA ROBERTA CAVALCANTI DOS SANTOS - UPE, NEYDISON LUCAS MARTINS DA SILVA - UPE, RENATA ALVES GOMES VILLANI - UPE, MARIA VALQUIRIA DE OLIVEIRA SANTOS - UPE
O Componente Curricular “Atividade de Campo IV” propõe a vivência dos estudantes do curso de Graduação em Saúde Coletiva nos serviços de saúde da média e alta complexidade , com vistas a identificação da estrutura e funcionamento, bem como a percepção dos profissionais e usuários envolvidos nos diversos setores administrativos e assistenciais. A exemplo, o setor do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM), Unidade que compõe o Complexo Hospitalar da UPE, foi campo do referido componente, no período de agosto a outubro de 2022. Durante as visitas ao NSP foi possível conhecer o processo de trabalho e a sua importância dentro do complexo hospitalar. O NSP fundamenta seu trabalho nas 06 metas estabelecidas pelo Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), com a proposição de indicadores de monitoramento e avaliação. A principal fonte de dados são as notificações de ocorrências relacionadas a SP. Essas notificações são realizadas através do Qrcode que é disponibilizado aos trabalhadores, pacientes e acompanhantes em toda a Unidade hospitalar e afixados nos quadros de avisos dos diversos setores. O NSP realiza ainda o controle de eventos adversos relacionados a produtos pós comercialização, notificando as ocorrências a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), através do sistema de informação VIGIPÓS que tem o intuito de coletar e analisar as informações sobre as queixas técnicas ou os eventos adversos quando do uso de produtos sob vigilância sanitária.
A partir da observação da infinidade de informações contidas no setor surgiu o interesse da coordenação da disciplina juntamente com a gerência do setor de desenvolver dois projetos de Iniciação Científica voltados para a área de Gestão de informação em tecnovigilância como estratégia de segurança do paciente e a análise de indicadores hospitalares para a segurança do paciente. Os projetos foram aprovados em edital setorial da FCM-UPE e vêm sendo desenvolvidos entre os meses de novembro de 2022 até setembro de 2023, em parceria com o NPS-CISAM CISAM. A abertura do NSP como campo de prática para os graduandos em saúde coletiva vem sendo de grande importância para a compreensão da integração das ações de vigilância e assistência a saúde nas unidades de saúde, fortalecendo o ensino, a extensão e a pesquisa acadêmicas, e com vistas a subsidiar o serviço na melhoria contínua da qualidade da atenção à saúde prestada.
|