Certificados disponíveis.
Clique para acessar a área de impressão!



Anais disponíveis.
Clique para visualizar os resumos!


Discussão Temática

23/11/2023 - 09:00 - 12:00
DT 13 - Ações da Vigilância Sanitária em relação aos serviços de saúde (C )

45310 - A EVOLUÇÃO NO REGISTRO DE NOTIFICAÇÕES DOS EVENTOS ADVERSOS NO SISTEMA NOTIVISA 2018-2022: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA NA AGEVISA-PB.
POLIANNA ESTRELA LIMA DE ANDRADE - AGEVISA-PB, GERALDO MOREIRA DE MENEZES - AGEVISA-PB, HUGO JOSÉ DE BARROS FRANCA - AGEVISA-PB, VIVIAN DE OLIVEIRA LOPES - AGEVISA-PB, ROSÂNGELA GUIMARÃES DE OLIVEIRA - AGEVISA-PB, ADO AUGUSTO BEZERRA DE BRITO - AGEVISA-PB, SAYONARA CARLOS DA SILVA SEVERO - AGEVISA-PB, SÉRGIO RICARDO FREITAS ANDRADE - AGEVISA-PB


Dentre as atribuições do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) está a notificação de Eventos Adversos (EA) relacionados à assistência à saúde no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). Atualmente a Segurança do Paciente é um tema bastante discutido e constitui um grande desafio para os cuidados em saúde, sendo o reconhecimento da ocorrência dos eventos e sua notificação no sistema NOTIVISA ainda mais desafiadores. O NOTIVISA se configura no sistema informatizado nacional que registra os problemas vinculados à utilização de procedimentos assistenciais e tecnologias, através do monitoramento da ocorrência de incidentes e eventos adversos, dentre outras queixas, buscando fortalecer a vigilância após o uso das tecnologias em saúde. O objetivo deste relato é apresentar a evolução no registro das notificações dos eventos adversos no sistema NOTIVISA dos serviços de saúde do estado da Paraíba, acompanhado pela Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba (AGEVISA-PB). Metodologicamente trata-se de um relato de experiência, a partir do monitoramento mensal dos registros realizados no sistema NOTIVISA dos Serviços de Saúde do Estado, tanto da rede pública, quanto da rede privada, no sentido de potencializar a cultura de notificação, fortalecendo o processo de trabalho da vigilância no contexto da Política de Segurança do Paciente. Como resultados, foi observado que numa série histórica entre os anos de 2018 a 2022, os registros tiveram um crescimento significativo, mostrando com esta evolução, o envolvimento das unidades, como também o êxito nas ações da AGEVISA-PB junto a estes serviços, conscientizando o incremento desta prática. Conclui-se assim, uma experiência exitosa de ações positivas de incentivo às notificações, uma vez que ocorrências que comprometem a integridade dos pacientes estão presentes na assistência, e ter o controle destas, através das notificações é uma ferramenta para melhoria da qualidade da assistência e cuidado ao paciente, e o mais importante, que é a garantia da sua segurança.

Palavras-chave: Segurança do Paciente; Eventos Adversos; Vigilância Estadual; Paraíba.


Realização:




Apoio: