Certificados disponíveis.
Clique para acessar a área de impressão!



Anais disponíveis.
Clique para visualizar os resumos!


Discussão Temática

22/11/2023 - 09:00 - 12:00
DT 10 - A atuação da Vigilância Sanitária pós-comercialização (Vigipós) no contexto da pandemia

45725 - TECNOVIGILÂNCIA DURANTE A PANDEMIA: UM RECORTE DAS NOTIFICAÇÕES DOS HOSPITAIS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
FREDERICO FELIPE COSTA TEBAS DE FREITAS - ICEPI - SESA-ES, LIVIA ROSAS FERREIRA - ICEPI - SESA-ES, MICHELE FEITOZA SILVA - IAM - FIOCRUZ PERNAMBUCO, JULIANA ROSA SIRTOLI - SESA-ES


Em março de 2020 a Organização Mundial da Saúde caracterizou a COVID-19 como uma pandemia. Desde então, observou-se uma crescente demanda dos serviços de saúde, sendo notória a sobrecarga dos estabelecimentos hospitalares. No que tange a tecnovigilância, os estabelecimentos hospitalares (EH) são uma importante fonte de notificação de queixas técnicas (QT) e eventos adversos relacionados ao uso de dispositivos médicos (DM) no Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária (Notivisa), o que os torna essenciais na geração de informações para a proteção da saúde da população. Segundo dados da Anvisa, dentre os DM, a classe de artigo médico-hospitalar (AMH) é aquela mais utilizada pelos EH. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar o impacto da pandemia de COVID-19 nas notificações de tecnovigilância relacionadas a QT de AMH submetidas ao Notivisa pelos estabelecimentos hospitalares do estado do Espírito Santo (ES).

Os dados de notificação foram obtidos no Notivisa utilizando-se os filtros “período 01/01/2017 a 31/12/2022”; “artigo médico-hospitalar"; “queixas técnicas” e local de ocorrência “ES”. Com auxílio do programa R, os dados brutos foram classificados quanto ao perfil dos notificadores (EH públicos e EH privados) e, posteriormente, quantificados. Foram analisadas somente as notificações realizadas por EH do ES.

Entre os anos de 2017-2019 foram contabilizadas 408 notificações de QT de AMH, das quais 160 foram submetidas por EH públicos. Já entre os anos de 2020-2022, foram submetidas 309 notificações, sendo os EH públicos responsáveis por 79 notificações. Verificou-se uma redução de 83% e 85%, respectivamente, no número de notificações submetidas por EH públicos nos anos de 2020 e 2021 quando comparado com a média de notificações dos três anos anteriores desses estabelecimentos. Já para os EH privados, não houve diferença entre o número de notificações do ano de 2020 e 2021 em relação à média dos três anos anteriores.

Os achados deste trabalho fornecem evidências de que a pandemia de Covid-19 teve impactos diferentes nos EH públicos e privados no que diz respeito a rotina de notificações de tecnovigilância de QT de AMH, sendo a notificação por EH públicos fortemente impactada pela pandemia.


Realização:




Apoio: