Certificados disponíveis.
Clique para acessar a área de impressão!



Anais disponíveis.
Clique para visualizar os resumos!


Discussão Temática

22/11/2023 - 09:00 - 12:00
DT 09 - A atuação da Vigilância Sanitária de alimentos durante a pandemia (B)

48404 - CURSO DE NOÇÕES BÁSICAS DE HIGIENE NA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS – UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA A PARTIR DE MUDANÇAS IMPOSTAS PELA PANDEMIA DA COVID-19.
CARLA OLIVEIRA DE CASTRO - S/IVISA-RIO, NATHALY PEREIRA DUTRA GONÇALVES - S/IVISA - RIO, RENATA CRISTINA SCARLATO - S/IVISA-RIO, LILIANE SIMPSON LOURÊDO - S/IVISA-RIO, ANA LÚCIA DE MORAES BARROS - S/IVISA-RIO, MARIA CLARA DE ALBUQUERQUE BRAGA PLENAMENTE - S/IVISA-RIO, PATRÍCIA MARIA DE SOUSA ROCCA - S/IVISA-RIO, LILIAN DE MELLO LAURIA - S/IVISA-RIO, VITÓRIA RÉGIA OSÓRIO VELLOZO - S/IVISA-RIO


Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência municipal em relação às mudanças realizadas no curso destinado à manipuladores de alimentos em decorrência da pandemia da covid-19. A vigilância sanitária municipal, oferece o curso denominado noções básicas de higiene na manipulação de alimentos, cujo público-alvo são pessoas que trabalham na cadeia de produção de alimentos e de acordo com a legislação municipal, sobre obrigatoriedade do curso ser oferecido pelo poder público. O curso objetiva qualificar o processo de trabalho de manipuladores de alimentos e assim prevenir as doenças transmitidas por alimentos. Anteriormente a Covid-19, o curso era ofertado de maneira presencial diariamente, com turmas que variavam entre 40 e 60 pessoas. Em março de 2020, com as exigências impostas ao momento histórico vivenciado, o curso foi interrompido, sem previsão de retomada das atividades. A partir disso novos desafios surgiram, tais como a necessidade de capacitação dos profissionais que estariam envolvidos no curso, além da adaptação de um curso presencial para a modalidade virtual. Em 2021, o curso foi totalmente reformulado e consolidado como uma experiência importante de integração profissional, seja pelo seu potencial de integração, de resposta às demandas do setor regulado, seja pela sua capacidade de responder a momentos adversos como foi o cenário da COVID-19. Foram capacitados técnicos de diversos setores institucionais atuantes nas ações de inspeção e fiscalização. A modalidade virtual, permitiu maior adesão do público, mantendo-se a sua oferta diária, e aumentando a capacidade de absorver um número maior de alunos por turma. Assim como, responder de forma adequada à situações onde há maior procura pelo curso, como: carnaval, ano novo e outros eventos de massa. A nova metodologia tornou possível capacitar, em 2021, 3.950 pessoas e em 2022,10.578 pessoas. Outro aspecto central foi maior envolvimento das coordenações e equipes atuantes na vigilância sanitária local, permitindo um compartilhamento de responsabilidades. Somando-se a isso foram implantadas outras expectativas de monitoramento das turmas e avaliação de aproveitamento de conteúdos dos participantes. O monitoramento ocorre periodicamente, assim, no ano de 2022, foi possível ampliar a oferta em épocas do ano onde percebeu-se uma maior procura. Conclui-se que a nova modalidade do curso de manipulação foi uma resposta exitosa no âmbito da educação em saúde da vigilância sanitária local.


Realização:




Apoio: