Certificados disponíveis.
Clique para acessar a área de impressão!



Anais disponíveis.
Clique para visualizar os resumos!


Discussão Temática

22/11/2023 - 09:00 - 12:00
DT 09 - A atuação da Vigilância Sanitária de alimentos durante a pandemia (B)

48328 - BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 EM UM RESTAURANTE NO INTERIOR DO ESTADO DA PARAÍBA
MARCOS GARCIA COSTA MORAIS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB), TÂMARA LARRYANNE COSTA MORAIS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)


A pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2, conhecida como Covid-19, acarretou uma nova realidade para todos os habitantes, ocasionando uma série de imposições necessárias à redução da disseminação do vírus de contaminação. Dos restaurantes comerciais, mercados até chegar ao consumidor, todos necessitaram se adaptar as novas realidades como distanciamento social, utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) e novas práticas de realização de trabalho. As Boas Práticas de Fabricação (BPF) são procedimentos aplicados em serviços de alimentação com o objetivo de auxiliar os manipuladores de alimentos a garantir a qualidade dos produtos e delimitar os riscos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs), sendo assim garantir ao consumidor a qualidade e a segurança microbiológica do alimento. Dessa forma, considerando o contexto da pandemia, o presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência da capacitação em boas práticas de manipulação de alimentos em relação a higienização no ambiente de trabalho e reforçar os riscos de contaminação alimentar durante o processo de produção, para as cozinheiras de um restaurante, no interior do estado da Paraíba, a partir do olhar do nutricionista atuante. A capacitação e o treinamento desses profissionais foram feito a atender as necessidades da época, sendo remodelado para a forma remota pela plataforma Google Meet, acontecendo de forma semanalmente durante os meses de abril e maio de 2020, totalizando vinte horas. Os encontros aconteceram às sextas-feiras, com duração de duas horas, e ao final uma atividade de forma assíncrona foi realizada. A pandemia de COVID-19 acentuou os cuidados com a higiene, uma forma de reduzir os contágios, bem como das DTAs, sendo relatado o uso do álcool a 70%, das máscaras de proteção e da comunicação dos surgimentos dos sintomas da COVID-19. Após o treinamento sobre as BPF, foi observado um aumento das respostas corretas em relação à contaminação dos alimentos, higienização pessoal e de utensílios, sugerindo que quando essas capacitações ocorrem de forma eficazes e permanentes, visando informação e conscientização dos manipuladores, mesmo de forma on-line, aumenta o conhecimento sobre o tema, e consequentemente, a redução de ocorrer a contaminação e propagação de alguma DTAs.


Realização:




Apoio: