Certificados disponíveis.
Clique para acessar a área de impressão!



Anais disponíveis.
Clique para visualizar os resumos!


Discussão Temática

22/11/2023 - 09:00 - 12:00
DT 09 - A atuação da Vigilância Sanitária de alimentos durante a pandemia (B)

45003 - CONSTRUÇÃO DO E-BOOK “MANUAL TÉCNICO PARA IMPLEMENTAÇÃO DO CONTROLE INTEGRADO DE PRAGAS EM PADARIAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19”.
CÁCIA RODRIGUES DE SOUSA - PCR-PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE, JOSIMAR ALVES DE SANTANA - PCR-PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE, MARIA DAS DÔRES DOS SANTOS GEYER - PCR-PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE, RITA DE CÁSSIA CARVALHO MAIA - UFRPE-UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, ADRIANO GOMES - PCR-PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE


A presença de pragas urbanas em estabelecimentos alimentares, um dos principais motivos de infração sanitária, decorre não apenas da ausência do controle químico, mas, da inadequada proteção das instalações, e precárias condições higiênico-sanitárias das áreas internas e adjacentes aos mesmos.
As condições ambientais que propiciam a proliferação de pragas são: água, abrigo, alimento e acesso, o controle integrado visa eliminá-las ou minimizá-las, sobretudo ,muitos comerciantes notadamente os inseridos nas áreas mais carentes, não tem acesso à educação sanitária e concebem o controle químico como suficiente para a ausência de pragas.
O e-book surgiu da necessidade de ampliar e implementar o conhecimento do controle integrado de pragas urbanas, guiar consultas técnicas do comportamento de pragas urbanas nos estabelecimentos alimentares e auxiliar equipes de inspetores sanitários, comerciantes e população, no controle integrado de pragas.
A pesquisa ocorreu em 25 padarias do Distrito Sanitário VII-Recife, escolhidas aleatoriamente, entre os meses de maio a setembro de 2020, durante a pandemia de COVID-19, nas inspeções sanitárias, executada pelos inspetores da área, que é formada por morros, utilizando todos os protocolos de distanciamento vigentes à época. Confeccionou-se questionário com itens relevantes `a presença de pragas em estabelecimentos alimentares, baseado em roteiros da VISA, Aplicou-se nas inspeções, servindo de base para palestras de sensibilização. Com os resultados das palestras elaborou-se o Manual Técnico, e posteriormente, o e-book publicado pela editora da UFRPE-Universidade Federal Rural de Pernambuco, De acesso fácil, gratuito e universal, proporcionou a mudança de hábitos sanitários necessários relacionados ao tema ,perceptíveis no retorno aos estabelecimentos estudados.
O controle integrado de pragas carece de políticas públicas, educação sanitária e mudanças culturais. Em plena pandemia da COVID-19, foi desafiador reunir os panificadores com os protocolos de distanciamento para evitar a contaminação. Esses encontros programados para reunião conjunta, aconteceu in loco, com no máximo 03 comerciantes, e 02 inspetores sanitários, Esse foi o maior desafio da pesquisa, que levou à criação do e-book: educação sanitária em formato digital, produzido e recomendado para a época atual, quebrando paradigmas e promovendo conhecimentos.

Palavras-chave: Pragas, Controle Integrado, Padarias.


Realização:




Apoio: