Certificados disponíveis.
Clique para acessar a área de impressão!



Anais disponíveis.
Clique para visualizar os resumos!


Discussão Temática

22/11/2023 - 09:00 - 12:00
DT 08 - A atuação da Vigilância Sanitária de alimentos durante a pandemia (A)

48319 - FISCALIZAÇÃO E MONITORAMENTO DE BARES E RESTAURANTES DA PRAIA DE PORTO DE GALINHAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID – 19 (2020 E 2021)
WANESSA MARIA ALBUQUERQUE SILVA - PREFEITURA MUNICIPAL DO IPOJUCA, CLÉZIA MARIA DA SILVA FERREIRA - PREFEITURA MUNICIPAL DO IPOJUCA, LENIVALDA DA SILVA NOGUEIRA - PREFEITURA MUNICIPAL DO IPOJUCA, LUCIANO ROBERTO FREITAS DA SILVA - PREFEITURA MUNICIPAL DO IPOJUCA, MARCOS ANDRÉ DE OLIVEIRA - PREFEITURA MUNICIPAL DO IPOJUCA, GABRIEL RÓBSON DE FARIAS - PREFEITURA MUNICIPAL DO IPOJUCA


O município do Ipojuca, localizado no litoral sul de Pernambuco, possui um balneário muito bonito composto pelas praias de Porto de Galinhas, Maracaípe e Serrambi. A praia de Porto de Galinhas é uma atração turística conhecida mundialmente e muito visitada por brasileiros de todas as regiões do país, como também por pessoas de vários países do mundo. Durante os anos de 2020, período ainda complicado da pandemia da Covid-19, e 2021, em que teve início a flexibilização das medidas sanitárias, a Vigilância Sanitária municipal realizou diversas ações de fiscalização e monitoramento no combate à doença. Dentre elas, foram realizadas 260 inspeções em 11 bares e 81 restaurantes da famosa praia do município, para a averiguação do cumprimento das medidas sanitárias recomendadas pelo Ministério da Saúde. Este trabalho teve como objetivo, verificar se esses estabelecimentos estavam realmente respeitando as recomendações, após a autorização para a reabertura gradual. Principais medidas sanitárias avaliadas nesse estudo: o uso de máscaras pelos funcionários; a disponibilidade de álcool a 70% para funcionários e clientes; a utilização de pias com água corrente e sabão líquido para os clientes, nas entradas dos estabelecimentos; a limitação do fluxo de clientes nos estabelecimentos e o cumprimento do distanciamento social entre os clientes. No tocante à utilização de máscaras, em todos os 11 bares (100%) e em 80 restaurantes (98,76%), os funcionários estavam utilizando; quanto à disponibilidade de álcool a 70%, em 10 bares (90,90%) e em 79 restaurantes (97,53%), estavam disponíveis, tanto nas entradas, quanto nas mesas; 07 bares (63,63%) e 50 restaurantes (61,72%), disponibilizaram pias para lavagem das mãos nas entradas dos estabelecimentos; o fluxo dos clientes foi controlado em 05 bares (45,45%) e 47 restaurantes (58,02%) e o distanciamento social entre os clientes, foi respeitado em 07 bares (63,63%) e 53 restaurantes (65,43%). Apesar de todas as dificuldades e desafios enfrentados pela Vigilância Sanitária municipal durante a pandemia, o processo de trabalho, organizado e disciplinado, foi fundamental para o êxito das ações sanitárias de fiscalização e o monitoramento desses estabelecimentos comerciais. Infelizmente, durante as abordagens realizadas, ainda ocorreram situações, em que alguns poucos clientes, insistiram em questionar as exigências das equipes técnicas da Visa municipal.


Realização:




Apoio: