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Discussão Temática

22/11/2023 - 09:00 - 12:00
DT 08 - A atuação da Vigilância Sanitária de alimentos durante a pandemia (A)

45772 - AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DO PROTOCOLO SANITÁRIO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE JUNDIAÍ PARA SUPERMERCADOS NO ENFRENTAMENTO À COVID-19
ALINNE FERNANDA PATRICIA LOPES DOS SANTOS - VISA JUNDIAÍ, FLÁVIA GONÇALVES RIBEIRO - VISA JUNDIAÍ, JEANINE MARIA SALVE - VISA JUNDIAÍ, MAURÍCIO RODRIGUES - VISA JUNDIAÍ, VINICIUS CAMPOS BRANDÃO - VISA JUNDIAÍ, ADRIANA SWAIN MÜLLER - VISA JUNDIAÍ


Objetivo: Relatar a avaliação do cumprimento do protocolo sanitário nos mercados de Jundiaí/SP, a fim de subsidiar a adoção de novas medidas, se necessário. A pandemia da Covid-19 é um dos maiores desafios sanitários vivenciados neste século. O distanciamento social, a higienização das mãos, a utilização de álcool 70% e uso de máscaras foram importantes ações preventivas. Dias 18 e 19/06/2020, técnicos da VISA Jundiaí realizaram visitas observacionais em 28 supermercados e hipermercados. Observamos o controle de acesso, a higienização das fichas de controle de acesso, das mãos dos clientes e carrinhos na entrada da loja, marcação de piso para distanciamento, uso de máscaras, barreira acrílica nos caixas, suspensão de autosserviço, realização de limpeza das máquinas de cartão e esteiras e avaliação do distanciamento dentro das lojas. Avaliamos 42% (22) dos supermercados e 100% (6) dos hipermercados com cadastro ativo no SIVISA. Desses, 100% disponibilizavam álcool 70%, 100% das pessoas utilizavam máscara, 100% dispunham de barreira acrílica ou face shield nos caixas e 100% suspenderam o autosserviço. Marcações de piso para distanciamento estavam presentes em 32% (9) na entrada da loja, em 68% (19) nas áreas de atendimento e em 100% (28) nos caixas, 86% (24) realizavam higienização das alças dos carrinhos, 46% (13) realizavam controle de acesso. A limpeza das esteiras era realizada em 36% (10) e nenhum (0%) higienizava as máquinas de cartão. No que diz respeito ao cálculo de pessoas permitidas dentro do estabelecimento, avaliamos por meio de simulação de imagens 3D a razão de um cliente para cada 10 m2 e um cada 20m². As ações preventivas menos adotadas foram o controle de acesso, o distanciamento e a higienização de esteiras e máquinas de cartão. Consideramos que o distanciamento de um cliente a cada 20m² era o mais efetivo. Diante dos resultados elaboramos um novo Protocolo Sanitário com o parâmetro de distanciamento de um cliente para cada 20m2 e mantendo as demais exigências já citadas, além do monitoramento e ações cabíveis nas situações em que descumpriam o protocolo. Todo o cenário evidenciou que a pandemia exigiu ações criativas e esforços de todos para melhorar a proteção à saúde e minimizar os inevitáveis impactos econômicos vivenciados.


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