Certificados disponíveis.
Clique para acessar a área de impressão!



Anais disponíveis.
Clique para visualizar os resumos!


Discussão Temática

22/11/2023 - 09:00 - 12:00
DT 07 - Medidas não farmacológicas na proteção da saúde e suas repercussões na sociedade

45385 - AÇÕES DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NA CENTRAL INTEGRADA DE FISCALIZAÇÃO (CIF) NA PANDEMIA DE COVID-19 NO MUNICÍPIO DE MANAUS, AMAZONAS
REDNAJ JAURE BACURY SOUZA MOTA - FVS-RCP-AM, GEIZE SOUZA DA SILVA - FVS-RCP-AM


Introdução: o Amazonas foi o epicentro da crise na saúde durante janeiro de 2021, em meio à pandemia de coronavírus no Brasil. Imagens de covas coletivas ganharam o mundo. O sistema de saúde do estado entrou em colapso e mais de 60 pessoas morreram asfixiadas por falta de oxigênio. Em Junho de 2020, com a finalidade de coibir atividades em desacordo com as medidas adotadas pelo governo estadual e municipal, foi criada a Central Integrada de Fiscalização (CIF), formada por diferentes órgãos públicos, dentre as quais a vigilância sanitária estadual e municipal.

Objetivo: Descrever a atuação dos profissionais das Vigilâncias Sanitária Estadual e Municipal durante as fiscalizações da Central Integrada de Fiscalização (CIF) no ano de 2021.

Método: Trata-se de um relato de experiência, com abordagem quantitativa, acerca do trabalho das vigilâncias sanitária municipal e estadual durante a crise da pandemia de COVID-19 no município de Manaus - Amazonas, nos períodos de janeiro a dezembro de 2021.

Resultados: Foram fiscalizados 1211 estabelecimentos no decorrer do ano de 2021. Foram realizadas 154 autuações sanitárias, 26 interdições, 4 apreensões, 309 estabelecimentos fechados por aglomerações, 22 festas clandestinas fechadas, 14 indivíduos encaminhados a delegacia e 190 orientações quanto as medidas de enfrentamento ao COVID-19. O mês de fevereiro teve 259 fiscalizados, o que corresponde a 21,4% dos estabelecimentos visitados pela CIF em 2021.

Conclusões: O estudo apontou as potencialidades das ações conjuntas como ferramenta de grande valia no combate de atividades que colocam em risco a saúde da população. A pandemia e a necessidade de enfrentá-la de forma coesa, concreta e coerente fortaleceu a importância do trabalho integrado e articulado. Contudo, apesar da experiência exitosa com a Central Integrada de Fiscalização, fica evidente que nenhuma melhoria foi feita, por parte dos gestores públicos, principalmente para qualificação e reconhecimento das equipes de fiscalização sanitária.


Realização:




Apoio: