Certificados disponíveis.
Clique para acessar a área de impressão!



Anais disponíveis.
Clique para visualizar os resumos!


Discussão Temática

22/11/2023 - 09:00 - 12:00
DT 06 - Redes sociais e outras mídias digitais utilizadas pela Vigilância Sanitária

48510 - USO DE PODCAST COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PROFILAXIA DE HEPATITES EM PROFISSIONAIS DE SAÚDE
ADRIENE MICHELLE TAURINO DA SILVA - UPE, ADRIANA CONRADO DE ALMEIDA - UPE, DANIELLE CHRISTINE MOURA DOS SANTOS - UPE, MARIA EDUARDA SOARES DA SILVA - FIOCRUZ, MARIA EDUARDA XIMENES DO REGO LIMA - UPE, POLIANE DE OLIVEIRA SANTOS - UPE, POLYANA ALICIA DA SILVA - UPE, ADRIANO SOARES DA SILVA OLIVEIRA - UPE


Objeto da experiência: Relatar a experiência na criação de podcast como ferramenta de educação em saúde para profissionais.
Contexto: A profilaxia de Hepatites para profissionais de saúde pode ser caracterizada pela qualificação e orientação da equipe frente à prevenção e cuidados pós-exposição a acidentes de trabalho. Os trabalhadores da saúde apresentam elevado risco de exposição ao vírus da hepatite quando comparados com a população em geral, devido aos acidentes ocupacionais relacionados à exposição de materiais biológicos contaminados. Diante a pandemia de covid-19 houve a necessidade da sociedade se reorganizar devido às medidas de distanciamento, principalmente o setor da educação, com isso, tornou-se necessário desenvolver novas aplicabilidades e funcionalidades dos recursos digitais para a educação a distância. Uma das ferramentas digitais utilizadas foi o Podcast, programa virtual com conteúdo sonoro, que pode ser reproduzida de forma gratuita e acessada através de dispositivos eletrônicos. Esse recurso é considerado importante ferramenta no processo metodológico de ensino-aprendizagem que possibilita explorar, ampliar debates e democratizar a informação através das redes sociais. Descrição: Esse recurso é produto da reestruturação da metodologia do trabalho de conclusão do 6° Módulo do Curso de Enfermagem da Faculdade Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco, impulsionada pela pandemia Covid-19. A proposta nasceu com o intuito de desenvolver ações de educação em saúde à distância, com isso, os estudantes criaram o podcast denominado "Podcastionar" nos aplicativos Instagram, Spotify e Anchor. A partir disso, desenvolveram o episódio “Profilaxia de hepatites em profissionais de saúde” que se deu pelas etapas de escolha do tema, construção do referencial teórico e roteiro, gravação, publicação e apresentação dos resultados, no período de Agosto a Outubro do ano de 2022. O capítulo abordou o conceito de hepatites, acidentes ocupacionais com material contaminado, uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), medidas de prevenção na exposição e infecção do vírus, e as condutas após a exposição tendo como convidada uma Enfermeira Infectologista, por fim obteve alcance de 61 acessos no Spotify e Anchor, e 2.396 reproduções no Instagram. Análise Crítica dos resultados: Esses dados revelam o potencial de disseminação de conhecimentos por meio de materiais educativos digitais, e a importância de eliminar e minimizar riscos à saúde.


Realização:




Apoio: