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Discussão Temática

22/11/2023 - 09:00 - 12:00
DT 06 - Redes sociais e outras mídias digitais utilizadas pela Vigilância Sanitária

48347 - A UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS COMO ESTRATÉGIA, DIVULGAÇÃO E ORIENTAÇÃO DO TRABALHO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA MUNICIPAL.
PEDRO FLORENÇO DA SILVA - VIGILÂNCIA SANITÁRIA MUNICIPAL, CYNTHIA LORENA TEIXEIRA DE ARAÚJO LIMA - VIGILÂNCIA SANITÁRIA MUNICIPAL, LARISSA THALIA DA SILVA COSTA - UFRN, JESSICA DÉBORA DE SOUZA DAVI - UFRN, ROBERTO ROSA DA SILVA - VIGILÂNCIA SANITÁRIA MUNICIPAL


A constante evolução da tecnologia está alterando nossa maneira de viver, a partir do advento das redes de telecomunicações altamente desenvolvidas e robustas. Os veículos de comunicação até então eram apenas rádio e TV, hoje dispomos de diversos aplicativos ligados as redes sociais que nos movem e atualizam com muitas notícias e informações. Com isso, nos dias atuais a comunicação tem avançado com a utilização de fotos, vídeos e áudios para todo o mundo. Ainda de acordo com a União Internacional de Telecomunicações, quase 85% da população tem cobertura 4g, aumentando assim o acesso a internet e o alcance a informação aumenta consideravelmente. A partir deste avanço, e sabendo que as mídias são o veículo de acesso mais rápido que temos para atingir a população, a vigilância sanitária (VISA) ainda em tempos pandêmicos inovou criando um WhatsApp para facilitar o acesso da população para denúncias ou tirar dúvidas sem precisar sair de casa. Este serviço já fazia parte do atendimento da vigilância, porém a mesma se fazia por telefone fixo ou presencialmente. Logo em meados de 2022 foi criado uma conta no aplicativo Instagram para ser utilizado como fonte de postagens, com vistas para orientações, coleta de denúncias, divulgações quanto a portarias, notas técnicas e telefones de contato. As postagens tem facilitado o contato dos técnicos responsáveis com a população, como também tem sido veículo de divulgação e até mesmo um meio pelo qual os proprietários de estabelecimentos conseguem solicitar renovação de alvará sanitário, enviar e receber documentos. E o melhor, sem custos adicionais, pois só se faz necessário ter internet disponível. Por fim, chegamos a conclusão que as mídias sociais tem facilitado o acesso a população, uma vez que aumentou o número de visualizações nas postagens, aumento na quantidade de denúncias e no número de inspeções, isso nos faz refletir o quão positivo a tecnologia vem a ser no serviço público. As múltiplas ferramentas utilizadas pela VISA, tem o intuito de comunicar o maior número de pessoas sem precisar estar fisicamente presente, conseguindo contribuir levando informação e conhecimento ao público alvo.
Referência
Pinto, Pâmela A.; Antunes, Maria João L.; Almeida, Ana Margarida P. O Instagram enquanto ferramenta de comunicação em saúde pública: uma revisão sistemática. DigiMedia, Departamento de Comunicação e Arte Universidade de Aveiro. Portugal, 2020.


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