Certificados disponíveis.
Clique para acessar a área de impressão!



Anais disponíveis.
Clique para visualizar os resumos!


Discussão Temática

22/11/2023 - 09:00 - 12:00
DT 06 - Redes sociais e outras mídias digitais utilizadas pela Vigilância Sanitária

45696 - REDES SOCIAIS E OUTRAS MÍDIAS DIGITAIS COMO ESTRATÉGIA USADA PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO REGIONAL DE SAÚDE DE SETE LAGOAS
LAUREANA PEREIRA DOS SANTOS - SES/NUVISA/SRS SETE LAGOAS, SILVIA RESENDE DE ALBUQUERQUE FRANÇA - SES/NUVISA/SRS SETE LAGOAS, LILIAN MARA DUMONT - SES/NUVISA/SRS SETE LAGOAS


Em tempo de pandemia COVID 19, os serviços, assim como todo o mundo tiveram que se reinventar, bem como a Vigilância Sanitária. E as tecnologias da mídia digital tiveram grande impacto neste contexto.
Nos manter conectados com as vigilâncias sanitárias municipais sob a jurisdição do Regional de Saúde de Sete Lagoas, se tornou ainda mais imprescindível, a necessidade de se reunir para discutir sobre a COVID 19 e outros assuntos, se intensificava a cada dia. Ao mesmo tempo, o contato interpessoal precisou ser restringido para atender ao distanciamento previsto nos protocolos elaborados. Foi aí que que conhecemos melhor e passamos a utilizar com grande frequência plataformas como Google Meets, Teams e Zoom para realizações de reuniões online, que podiam até mesmo ficar gravadas para usos posteriores. Isso nos proporcionou uma interação rápida e eficaz. Era possível a conexão com todas as vigilâncias distantes, com a equipe local que trabalhava em home office, e com o setor regulado, realizando chamadas WhatsApp diretas ou mesmo em grupo. Assim foi possível a resolução de inúmeras demandas, de uma forma dinâmica e eficiente, por meio de ferramentas que antes da pandemia não eram utilizadas, grande parte dos problemas eram tratados presencialmente ou até mesmo por reuniões presenciais. O Google Forms foi outra plataforma que contribui bastante para o desempenho da vigilância sanitária, pois através dele conseguimos um compilado de informações em forma de planilhas automáticas, que antes eram extremamente trabalhosas, pois eram recolhidos dados através de e-mail, telefone e outros meios, para posteriormente serem lançados em planilhas.
A necessidade de aprimoramento de ferramentas desenvolvidas para tramitação de processos, como o SEI também se tornou prática aparentemente mais simples para o uso do serviço da VISA e também dos que demandam deste.
Portanto as tecnologias digitais se tornaram uma grande ferramenta incorporada pela vigilância sanitária, perpetuando fluxos de trabalho mais simples, oferecendo acesso as informações de forma mais rápida para todos os interessados, sejam eles servidores ou usuários do serviço público.


Realização:




Apoio: