22/11/2023 - 09:00 - 12:00 DT 06 - Redes sociais e outras mídias digitais utilizadas pela Vigilância Sanitária |
45681 - ELABORAÇÃO DA PÁGINA ELETRÔNICA DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE JUNDIAÍ (VISA JUNDIAÍ): UM INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO E APROXIMAÇÃO COM O SETOR REGULADO JEANINE MARIA SALVE - PREFEITURA MUNICIPAL DE JUNDIAÍ, ADRIANA SWAIN MULLER - PREFEITURA MUNICIPAL DE JUNDIAÍ, SUELEN SIQUEIRA FERNANDES - PREFEITURA MUNICIPAL DE JUNDIAÍ, SABRINA FERNANDES VETRENKA - PREFEITURA MUNICIPAL DE JUNDIAÍ
Objetivo: Relatar experiência da elaboração do site da VISA Jundiaí. A pandemia da COVID-19 desafiou gestores da VISA e exigiu esforços inovadores para superar as dificuldades daquele período. Desta forma, entre outras iniciativas, a Coordenação da VISA Jundiaí idealizou o site, com o objetivo de ampliar a comunicação com o setor regulado de forma ordenada e segura, facilitar o acesso a informações técnicas e de licenciamento, ao agendamento de atividades educativas e reuniões e ao encaminhamento de denúncias. De outubro/2023 a março/2024, o conteúdo técnico foi elaborado pela Gerente de Educação em VISA, com colaboração da Coordenadora, da Chefe do Licenciamento, das Gerências Técnicas e da equipe técnica, além de uma assistente administrativa com expertise em marketing para desenvolver a identidade visual do site, visando tornar ambiente virtual mais atrativo e dinâmico. Todo o conteúdo foi enviado ao setor de TI da Prefeitura de Jundiaí, que criou o site na ferramenta Wordpress. O site conta com o seguinte menu: Página Inicial com mural para as notícias, Institucional com organograma, equipe, endereço, missão, visão e valores do órgão, Legislações, Publicações para divulgação de materiais educativos, Balcão VISA com a carta de serviços do órgão, Taxas para orientações sobre guias e valores, Processo Administrativo Sanitário para orientações do rito sumaríssimo, defesas e recursos, Laudo Técnico de Avaliação com o passo a passo para emissão, modelos de memoriais e projetos, Dúvidas Frequentes, Agenda de capacitações e Fale Conosco com formulários para envio de dúvidas, solicitação de reuniões, agendamento de capacitações, solicitação de receituário especial e avaliação dos nossos serviços. De 22/03/2023 a 30/03/2023 tivemos 17.139 acessos ao site. Desde então houve um aumento de 67,65%, com total de 28.732 acessos até 31/05/2023, evidenciando a necessidade e utilidade da ferramenta. Embora o site conte com um formulário para avaliação de seu conteúdo, até o momento tivemos apenas 06 respostas, sendo que 50% encontrou a informação que procurava, 50% teve dificuldade para encontra-la e 66,7% considerou o conteúdo do site útil. Por fim, estamos em constante aperfeiçoamento do conteúdo, visando aprimorar a ferramenta, mas consideramos que o site foi um grande avanço para a organização e a transparência do órgão.
|