22/11/2023 - 09:00 - 12:00 DT 06 - Redes sociais e outras mídias digitais utilizadas pela Vigilância Sanitária |
45360 - O USO DAS REDES SOCIAIS COMO ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO COM A POPULAÇÃO E SETOR REGULADO: A EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE CONTROLE DE ALIMENTOS DA VISA NATAL PAULA GABRIELA MELO DE OLIVEIRA - SMS/NATAL - DVS - VIGILÂNCIA SANITÁRIA, VIVIANNE BARBALHO GALVÃO PEREIRA - SMS/NATAL - DVS - VIGILÂNCIA SANITÁRIA, VANESSA ALMEIDA NOGUEIRA RAMOS - UFRN - CURSO DE NUTRIÇÃO, RAÍSA ACÁCIO FRANÇA COSTA - UFRN - CURSO DE NUTRIÇÃO, AMANA SANTANA DE JESUS - SMS/NATAL - DVS - VIGILÂNCIA SANITÁRIA, SÔNIA MARIA FERNANDES DA COSTA SOUZA - SMS/NATAL - DVS - VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Na atuação da Vigilância Sanitária, estratégias de informação e comunicação com a população e agentes dos segmentos regulados assumem fundamental importância na proteção e promoção da saúde da população. O direito à informação qualificada dos riscos dos objetos sob vigilância sanitária para a população contribui para a construção de uma consciência sanitária. Ao reconhecer seu papel comunicativo, o Núcleo de Controle de Alimentos(NCA) do Setor de Vigilância Sanitária de Natal (VISA Natal), estabeleceu como ação prioritária em seus instrumentos no período de 2022 e 2023, o aprimoramento da comunicação em saúde com a população, através de criação de conteúdos via Redes sociais referente a sua atuação na área de alimentos. A produção de conteúdo através do perfil do Instagram da VISA Natal foi viabilizada a partir da integração ensino serviço junto a universidade, com a participação de estagiárias do curso de nutrição da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Como estratégias utilizadas de informação e comunicação, inicialmente priorizou-se pela criação de uma identidade visual específica para os conteúdos produzidos sobre a área de alimentos, para uma sinalização mais clara com o público alvo. Outra estratégia utilizada, foi a divulgação das Comunicações de Risco recebidas pela VISA Natal através da Rede de Alerta e Comunicação de Riscos de Alimentos (REALI) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), ampliando o alcance desta informação relevante para a população e setor regulado. Ademais, produziu-se conteúdo para dar maior visibilidade às atividades desenvolvidas pelo NCA, bem como para divulgação de legislações relacionadas à segurança dos alimentos e proteção à saúde dos consumidores baseadas nas resoluções da ANVISA, a exemplo da RDC nº 727/22 sobre as normas de conservação e segurança para a produção e comercialização de ovos, e a Portaria nº 664/22 referente características do padrão de identidade e qualidade da carne moída. Por fim, verificou-se um aumento da interação do público junto ao perfil da VISA Natal, observado a partir da ampliação de seguidores, registro de elogios aos conteúdos, esclarecimento de dúvidas sobre legislações e oficialização de denúncias sanitárias. Reconhece-se que para além da sua atuação normativa e fiscalizatória, o papel comunicativo da Vigilância Sanitária através da divulgação de informações adequadas, pode contribuir para uma ação mais proativa e participativa do cidadão na defesa dos seus direitos.
|