Certificados disponíveis.
Clique para acessar a área de impressão!



Anais disponíveis.
Clique para visualizar os resumos!


Discussão Temática

22/11/2023 - 09:00 - 12:00
DT 05 - Informação e desinformação no cotidiano da Vigilância Sanitária

45869 - CARACTERIZAÇÃO DE DENÚNCIAS RECEBIDAS NA VISA-DS VII/RECIFE-PE DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 POR NEGLIGÊNCIA AOS PROTOCOLOS OFICIAIS EM 2020 E 2021.
CACIA RODRIGUES DE SOUSA - PCR-PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE, JOSIMAR ALVES DE SANTANA - PCR-PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE, JANAÍNA MORAIS DE ASSIS - PCR-PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE, MAÍSA CAVALCANTI PEREIRA - PCR-PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE, SÍLVIO DE LIMA SOBREIRA - PCR-PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE, MARIA LÚCIA MONTEIRO PEREIRA - PCR-PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE, MÁRCIA FERNANDA SANTANA DE ALBUQUERQUE - PCR-PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE, MARIA ANGÉLICA DE PAIVA CORRÊA - PCR-PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE, CARMEM LÚCIA ANJOS DE MELO - PCR-PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE


Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a Pandemia do Covid-19, muitos Países entre eles o Brasil, instituíram protocolos de Intervenção para frear a transmissão viral e sua evolução. eles continham entre outras exigências: Incentivo à higienização das mãos, uso de máscaras de proteção, além de medidas para evitar a circulação e aglomeração de pessoas. A população buscou canais de informação para denúncias, solicitando intervenções no cumprimento das medidas preventivas. Com o objetivo de classificar as denúncias recebidas pela VISA do Distrito Sanitário VII nos anos de 2020 e 2021 ,utilizou-se o sistema de informações da VISA Obtiveram-se:10 denúncias, que foram classificadas em 02 categorias: 1)De acordo com a fonte utilizada para divulgação da reivindicação, e 2)De acordo com o teor das mesmas.
Dentre os meios para se denunciar: O MPPE ( MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO) figurou com 50% do do total, seguido pelas denúncias anônimas por e-mail da VISA : 20%, Ouvidoria geral do Recife, 20% e Controladoria Geral da União 10%.Quanto ao teor das solicitações: O não cumprimento aos protocolos, sem especificá-los, perdurou em 70 %, Ausência de máscaras de proteção: 20 %, Trabalhadores com comorbidades :20% e Funcionário com Covid-19 em atividade laboral:10%. Analisando-se os meios de informação utilizados para denunciar, ressalta-se o MPPE , por ser um canal direto conhecido da sociedade; A utilização dos canais da VISA demonstra a tímida convivência com os mesmos; idem à utilização da Ouvidoria geral do Recife, e o menor percentual: Controladoria Geral da União, indica entidade ainda desconhecida pela população. Na análise da segunda classificação: O descumprimento aos protocolos vigentes em 1° lugar ,talvez, pela sua insipiência ; A ausência de máscaras em seguida, sugere-se por ser facilmente perceptível; Trabalhadores com comorbidades :por descrença no potencial letal da doença por empregadores negacionistas; Acometimento de Covid-19 por funcionário em atividade laboral: desconhecimento da quarentena para o retorno ao trabalho.
Evidenciou-se portanto a importância da classificação das denúncias ,fator importante do comportamento da população frente às políticas públicas adotadas, direcionando a necessidade de focar na divulgação e apropriação das condutas em razão da pandemia.


Realização:




Apoio: