Certificados disponíveis.
Clique para acessar a área de impressão!



Anais disponíveis.
Clique para visualizar os resumos!


Discussão Temática

22/11/2023 - 09:00 - 12:00
DT 05 - Informação e desinformação no cotidiano da Vigilância Sanitária

45564 - COMUNICAÇÃO COM O CIDADÃO E OS MEMBROS DO SNVS NO ÂMBITO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA
MONICQUE EVELYN MARCIANO DE CARVALHO - INCQS, DAFNE ROMANA NASCIMENTO ALMEIDA - INCQS, TATIANA FORTI - INCQS, MARISE TENÓRIO WANDERLEY HÜBNER - INCQS, ANA LUCIA SAMPAIO DE ARAUJO - INCQS, GLEICE DE PAULA OLIVEIRA - INCQS


Objetivo: Relatar a experiência de aproximação do cidadão e dos membros do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) através da utilização do canal de atendimento “Fale Conosco Fiocruz” no Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).
Descrição da experiência: Atendendo à solicitação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o INCQS disponibilizou o canal de comunicação “Fale Conosco Fiocruz” através do qual responde às dúvidas dos cidadãos e tem como objetivo o aperfeiçoamento do serviço institucional para a sociedade. A ferramenta contribui com a disseminação de informações em Visa com qualidade por meio de com linguagem simples, objetiva e inclusiva.
O INCQS tem utilizado este canal de atendimento com o objetivo de promover informações sobre vigilância sanitária, orientar os cidadãos quando são descritos casos de suspeitas de fraudes/adulterações/contaminações de produtos em níveis municipais/estaduais, divulgar informações sobre cursos livres (sobre vigilância sanitária e outras modalidades de ensino) e esclarecer dúvidas sobre trabalhos científicos produzidos pelo instituto. Além disto, o Fale Conosco Fiocruz facilita a comunicação com os membros do SNVS contribuindo, portanto, com as ações de saúde e a atuação de forma integrada na missão de proteger e de promover a saúde da população através da identificação e controle permanente de fatores de riscos à saúde individual e coletiva. Em paralelo, a ferramenta funciona como fonte de retroalimentação contribuindo com novas ideias e definições de trabalhos na área de análises laboratoriais e, também, adequação do rumo das atividades laboratoriais já existentes.
Conclusão: Através da implementação de canal “Fale Conosco Fiocruz”, o INCQS conseguiu se aproximar mais do cidadão e dos componentes do SNVS, cumprindo, dessa forma, a sua missão. Além disso, a ferramenta “Fale Conosco Fiocruz” serve como uma fonte de retroalimentação para aprimorar as atividades desempenhadas no instituto.
Palavras-chave: Gestão da Qualidade; Comunicação; Cidadão; Vigilância Sanitária; INCQS


Realização:




Apoio: