22/11/2023 - 09:00 - 12:00 DT 03 - Intervenções da Vigilância Sanitária junto a grupos vulneráveis (B) |
45068 - O AGIR DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA NA COVID 19 REGIÃO DE SAUDE - ADS - CANINDE- CE FRANCISCO MACIEL BRASILEIRO - OMS
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Covid-19 é uma doença infecciosa causada pelo novo coronavírus denominado SARS-CoV-2, classificado como um betacoronavírus e próprio da família coronaviridae, é altamente patogênico e responsável por causar síndromes respiratórias e gastrointestinais de gravidades diversas (BRASIL, 2020a; OPAS, 2020). Em virtude da disseminação mundial dos casos da doença, a OMS declarou a pandemia do coronavírus em 11 de março de 2020. Com a evolução do Covid-19 no Brasil, ainda em março de 2020, o Ministério da Saúde (MS) declarou a sua transmissão comunitária no País.
Nesse contexto, foi criado o Comitê para o enfrentamento da pandemia no Estado do Ceará para realizar análises epidemiológicas e orientações para subsidiar as ações que deveriam ser realizadas e seguidas para conter a Covid 19. Foram criados vários Decretos para normatizar as medidas de segurança, tais como: Protocolos para as atividades econômicas, do trabalho das pessoas com mais de 60 anos, com comorbidade, uso do álcool em gel, lavagem das mãos, uso obrigatórios de máscaras, distanciamento social e a delegação da VISA para acompanhar o cumprimento da legislação. A Vigilância sanitária da ADS – Canindé CE, foi responsável pela emissão e atualização de Notas Técnica contemplando as orientações para os serviços de saúde quanto as medidas adotadas para o enfrentamento da pandemia.
A partir das orientações foram realizadas visitas aos 100% dos estabelecimentos sujeitos ou não a ação da visa, atividades educativas, reuniões com instituições públicas e privadas. Para que estas ações tivessem resultados esperados tivemos parcerias com a Policia Militar, Bombeiros, Guarda Municipal, Policia Rodoviária Federal Meio Ambiente, meio de comunicação TV e rádios AM e FM). As ações foram direcionadas sempre com foco na proteção à saúde da população, foram realizadas 746 inspeções, 28 Autos de Infrações, interdição de 12 estabelecimentos, entrevistas coletivas nos meios de comunicação, reuniões diárias com todos os setores envolvidos nesse processo.
A intervenção da visa nas ações de intervenção e minimização dos feitos devastadores da Pandeia, confirma o seu dever de proteger à população nas mais diversas formas de fazer saúde. A visa juntamente com outros órgãos foram estátregicos no processo saúde doença, evitando principalmente aumento do número de mortes entre à população. Mais uma vez visa demonstra sua importância na vida das pessoas,
|