22/11/2023 - 09:00 - 12:00 DT 02 - Intervenções da Vigilância Sanitária junto a grupos vulneráveis (A) |
45851 - INSPEÇÃO SANITÁRIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 ROZIMARE RIBEIRO SALES - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE - SESAU, SHEILA JANAÍNA OLIVEIRA - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE - SESAU, ROSALVA RAIMUNDO DA SILVA - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE - SESAU, AGATHA CHRISTIE LIMA DA PAZ - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE
O envelhecimento é considerado um processo natural da vida, atravessando por mudanças biopsicossociais. As Instituições de Longa Permanência para Idosos – ILPI é um espaço que tem como atribuição acolher e garantir a proteção integral da pessoa idosa com 60 anos ou mais, em situação de vulnerabilidade social. Com a chegada da pandemia a população idosa esteve na classificação de risco devido a prevalência de alto índice de letalidade pela Covid-19. A vigilância Sanitária do Recife por sua vez dispõe de visitas para intensificar as medidas de prevenção e controle de infecção nas ILPI, visto que os locais precisam estar em boas condições e as condutas dos profissionais de acordo com os protocolos.
Objetivos: Descrever a experiência vivenciada durante uma inspeção sanitária em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) devido aos casos positivos de covid-19 após vacinação. Metodologia: Relato de experiência a partir da sistematização de modelo de Oscar Jara. A atividade foi realizada em uma ILPI, no mês de abril de 2021, por profissionais da Vigilância Sanitária (VISA). A ação foi realizada para inspeção das condições de trabalho e observância dos cumprimentos dos protocolos existentes, após idosas residentes da ILPI apresentarem reações 30 dias após recebimento da 1º dose da vacina para covid-19. Resultados: A ILPI acomodava 36 idosas e um total de 51 colaboradores (voluntários e contratados). O estabelecimento, funciona em um prédio térreo composto de vários espaços físicos. Dos nove quartos existentes, um é destinado para isolamento para casos positivos de covid-19. Dos três conjuntos de banheiros, todos apresentavam avarias no revestimento de parede. Durante a inspeção, foi constatado que alguns profissionais e colaboradores, estavam desrespeitando os protocolos de recomendações mínimas de prevenção da covid-19. Entre as 36 idosas, 14 tiveram covid-19 após a vacina, das quais, duas estavam em isolamento, e três vieram a óbito. Conclusão: Todos os profissionais e gestão da ILPI mostraram-se solícitos ao cumprimento das recomendações e intervenções necessárias solicitadas pela equipe da VISA. Mesmo após a vacinação, o cumprimento rigoroso das estratégias de mitigação de saúde pública é imprescindível e essencial para limitar a disseminação do vírus da covid-19, principalmente em grupos considerados de riscos.
|