Certificados disponíveis.
Clique para acessar a área de impressão!



Anais disponíveis.
Clique para visualizar os resumos!


Discussão Temática

22/11/2023 - 09:00 - 12:00
DT 02 - Intervenções da Vigilância Sanitária junto a grupos vulneráveis (A)

45651 - AÇÕES DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS DE COLOMBO-PR NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19
JULIANA RUSSO KIERAS - PREFEITURA MUNICIPAL DE COLOMBO, ISABELE VICENTE DE BRITO - PREFEITURA MUNICIPAL DE COLOMBO, PRICILA COSTA STRAPASSON - PREFEITURA MUNICIPAL DE COLOMBO


A doença causada pelo vírus SARS-CoV-2, conhecida como COVID-19, tornou-se uma pandemia em um curto espaço de tempo e fez milhões de vítimas pelo mundo, principalmente entre os indivíduos mais vulneráveis, como é o caso dos idosos. Em relação às pessoas residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), a suscetibilidade à COVID-19 tornou-se ainda maior devido às fragilidades que são próprias da idade e também da rotina nesse tipo de serviço.
Nesse contexto, tendo como objetivo reduzir a disseminação da COVID-19 entre a população idosa residente em ILPIs do município de Colombo-PR, a Vigilância Sanitária (VISA), em parceria com outros Órgãos Públicos (Saúde, Assistência Social e Ministério Público) estabeleceu uma rotina de trabalho de assistência, orientação e fiscalização junto a esses serviços.
Sendo assim, esta prática se deu em três momentos: primeiramente foi realizado um rastreamento das informações referentes às ILPIs (número de idosos residentes e demais informações pertinentes), as quais foram incluídas em planilhas para controle da VISA; em seguida foram elaborados Termos de Notificação quanto às recomendações de prevenção e manejo da COVID-19, conforme as Notas Orientativas da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA-PR) e demais normativas vigentes; após isso, foram realizadas fiscalizações in loco e entregue o termo ao responsável técnico e/ou legal do estabelecimento. Concluídas essas etapas, os técnicos avaliavam quais intervenções seriam necessárias para o momento.
Cabe ressaltar que as intervenções executadas pelos técnicos da VISA envolveram desde a realização de reuniões remotas para a sensibilização e adequação das ILPIs frente à pandemia (com a participação dos responsáveis pelos serviços e demais setores públicos), até a necessidade de tomada de medidas administrativas e cautelares, como a lavratura de Termos de Intimação, Autos de Infração e Termos de Interdição. Além disso, salienta-se que havia uma comunicação constante entre todos os setores envolvidos, além do apoio da 2ª Regional de Saúde e SESA-PR.
Conclui-se que, apesar das providências adotadas pela VISA na contenção da disseminação da COVID-19 nas ILPIs do município de Colombo-PR, houve um elevado número de infecção e de óbitos pela doença entre os idosos residentes nessas instituições, revelando que tais medidas não foram integralmente cumpridas pelos serviços. Por fim, vale ressaltar que sem essas medidas o cenário poderia ter sido ainda pior.


Realização:




Apoio: