Certificados disponíveis.
Clique para acessar a área de impressão!



Anais disponíveis.
Clique para visualizar os resumos!


Discussão Temática

22/11/2023 - 09:00 - 12:00
DT 02 - Intervenções da Vigilância Sanitária junto a grupos vulneráveis (A)

45585 - AÇÕES DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA FRENTE À PANDEMIA DE COVID-19 NAS ILPIS EM JABOATÃO DOS GUARARAPES/PE
MARIA HELENA BEZERRA DE MELO CRUZ - PREFEITURA DE JABOATÃO DOS GUARARAPES, ANA CAROLINA BERNARDI DELLA GIUSTINA - PREFEITURA DE JABOATÃO DOS GUARARAPES, ANA CAROLINA LINS DO RÊGO BARROS - PREFEITURA DE JABOATÃO DOS GUARARAPES, ADEILZA GOMES FERRAZ - PREFEITURA DE JABOATÃO DOS GUARARAPES, VÂNIA CRISTINA DE LIMA FREITAS - PREFEITURA DE JABOATÃO DOS GUARARAPES


Os idosos constituem grupo de risco para o SARS-COV-2, particularmente para os residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). Considerando também a alta densidade deste tipo de estabelecimentos geriátrico no município de Jaboatão dos Guararapes, fizeram-se necessárias medidas imediatas e incisivas para o controle desta população dentro das ILPIs tais como: admissão somente após autorização pela coordenação de serviços de Saúde da Visa; testagem obrigatória/hemograma/vacinação de todos os idosos institucionalizados; proibição de visitas de parentes/área exclusiva e segregadas para estas visitas; paramentação dos funcionários; boas práticas de higiene e lavagem de mãos; monitoramento constante de idosos e funcionários suspeitos ou confirmados; quartos de isolamento; obrigatoriedade de pias de lavagem de mãos nas entradas das ILPIs.
No aspecto legal, as recomendações/exigências para funcionamento de ILPIs municipais foram consolidadas em uma NOTA TÉCNICA Nº 006/ VISA/SVS/SMS/2020, elaborada pela Coordenação da Vigilância Sanitária de Jaboatão, em julho de 2020. Cada ILPI deveria elaborar o próprio protocolo, que seria aprovado pela coordenação da Vigilância Sanitária.
Existiam no município, no período de pandemia compreendido entre março de 2020 a maio de 2023, 26 IPLIs ativas, com uma média de 752 idosos residentes. Foram realizadas inspeções sanitárias sistemáticas durante todo período crítico. Para manter o monitoramento constante, foi destinada uma equipe exclusiva de inspetores sanitários, além de plantões realizados aos finais de semana.
As medidas implementadas no controle e monitoramento da população institucionalizada nas geriatrias municipais foram eficazes para minimizar os riscos aos quais os idosos estavam expostos, possibilitando um maior controle de mortalidade. Os dados estimados do impacto da COVID-19 na mortalidade de idosos institucionalizados no Brasil, de acordo com estudos e com base nas estimativas de informações disponíveis para uma série de países seria de 44,7%. Entretanto, em Jaboatão, do total de 752 idosos, somente 26 (3,45%) evoluíram para óbito confirmado em decorrência de complicações do Covid-19 no período.


Realização:




Apoio: