Certificados disponíveis.
Clique para acessar a área de impressão!



Anais disponíveis.
Clique para visualizar os resumos!


Discussão Temática

22/11/2023 - 09:00 - 12:00
DT 01 - Saúde dos trabalhadores e trabalhadoras do SUS

45632 - MONITORAMENTO DA COVID-19 NOS TRABALHADORES DOS SERVIÇOS ASSISTENCIAIS DE SAÚDE EM MG
ELEONORA ASSUNÇÃO MORAD ARANTES - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE, KATIA SANTOS DIAS - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE, CRISTIANE MOREIRA MAGALHÃES ANDRADE - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE, VANESSA VIVIANA DA SILVA ANICETO - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE, CÍNTIA DA SILVA MARCELINO NUNES - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE, KENNEDY CREPALDE RIBEIRO - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE, LEIDIANE MOREIRA FRANCA DE PAULA - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE


Objeto: Garantir as informações de interesse a Vigilância em Saúde dos trabalhadores dos serviços assistenciais de saúde acometidos por Covid-19 em seus ambientes de trabalho.
Contexto: O exercício das atividades laborais e as condições de trabalho são fontes potenciais de exposição ao SARS-CoV-2. Em MG, além das notificações no e-SUS e/ou SIVEP-Gripe, foi adotada a notificação complementar no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), dos trabalhadores dos serviços assistenciais de saúde que adoeceram de Covid-19, em decorrência de sua exposição ocupacional, com a finalidade de garantir dados deste grupo de alto risco.
Descrição da execução: Trata-se de um relato de experiência, a partir da identificação da escassez de dados para subsidiar a relação entre a Covid-19 e exposição ocupacional. Nacionalmente, não fora padronizado oportunamente um instrumento oficial para registro dos trabalhadores acometidos por Covid-19 em decorrência de sua exposição laboral. Como alternativa, em MG, por meio de aprovação da Nota Técnica 44 COES MINAS COVID-19, instituiu-se a notificação compulsória na ficha de Acidente de Trabalho com Exposição a Material Biológico (ATEMB) do Sinan, de todo trabalhador de serviço assistencial de saúde acometido por Covid-19 em decorrência de sua exposição laboral. Tais notificações, complementares aos demais sistemas de informação, possuem a finalidade de garantir dados dos trabalhadores dos serviços assistenciais de saúde que adoeceram de Covid-19 em decorrência de sua exposição ocupacional. As informações deste trabalho foram obtidas do Sinan, entre mar/20 e out/21, em MG.
Resultados: No período de mar/20 a out/21 foram registrados 8690 casos de trabalhadores dos serviços assistenciais de saúde acometidos por Covid-19 em seus ambientes de trabalho. No cenário nacional, neste mesmo período, MG está como o segundo estado que mais notificou Covid-19 relacionada ao trabalho, em seguida ao estado do RS, que apresentou 11192 casos no mesmo período. Adicionalmente, MG foi responsável por 12,5% do volume total de notificações de casos de Covid-19 relacionados ao trabalho do país, de acordo com o portal do Sinan. A partir dessas informações monitorou-se as condições de adoecimento e o perfil epidemiológico da doença nesse grupo, permitindo a adoção de recomendações sanitárias específicas, visando a promoção de ambientes de trabalho seguros.


Realização:




Apoio: