22/11/2023 - 09:00 - 12:00 DT 01 - Saúde dos trabalhadores e trabalhadoras do SUS |
45246 - INQUÉRITO SOROLÓGICO DA COVID-19. UMA INICIATIVA E EMPENHO DA FIOCRUZ EM ATENÇÃO A SAÚDE DA SUA FORÇA DE TRABALHO. JOSÉ ROBERTO NIEMEYER DE CASTRO - INCQS-FIOCRUZ, ÁLVARO DA SILVA RIBEIRO - INCQS-FIOCRUZ, JORGE LUIS DOS SANTOS POSSAS - INCQS-FIOCRUZ, HELENA C.B.G.BORGES - INCQS-FIOCRUZ, LUCAS RENAN DOS SANTOS BRAGA - INCQS-FIOCRUZ, YASMIN ROSA RIBEIRO - INCQS-FIOCRUZ, DANIELLE COPELLO VIGO - INCQS-FIOCRUZ, MARISA COELHO ADATI - INCQS-FIOCRUZ
INTRODUÇÃO: Em 31 de dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi alertada sobre vários casos de pneumonia na cidade de Wuhan, província de Hubei, na República Popular da China. Tratava-se de uma nova cepa (tipo) de coronavírus que não havia sido identificada antes em seres humanos. Uma semana depois, em 7 de janeiro de 2020, as autoridades chinesas confirmaram que haviam identificado um novo tipo de coronavírus. Em 30 de janeiro de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) em razão da disseminação do coronavírus, após reunião com especialistas, tendo em vista casos relatos casos em 19 países, com transmissão entre humanos na China, Alemanha, Japão, Vietnã e Estados Unidos da América.
A ESPII é considerada, nos termos do Regulamento Sanitário Internacional (RSI), “um evento extraordinário que pode constituir um risco de saúde pública para outros países devido a disseminação internacional de doenças; e potencialmente requer uma resposta internacional coordenada e imediata”. Diante catástrofe iminente a Fundação Oswaldo Cruz tomou a iniciativa de lançar uma plataforma on line: http://teste-rapido-fiocruz.web.app/#/ para a testagem de sua força de trabalho. OBJETIVO: Testar a força de trabalho da FIOCRUZ para COVID-19, METODOLOGIA: No período de março de 2020 a março de 2021 foram cadastrados nesta plataforma 945 profissionais para a testagem da COVID-19 e nesta ocasião apenas os kits para detecção da COVID-19 IgM/IgG, estavam disponíveis. Esta atividade compreendia o acesso a esta plataforma, agendamento, testagem e comparecimento ao laboratório para coleta da punção digital, execução da testagem e a inclusão do resultado na plataforma. RESULTADO: Da amostragem de 945 profissionais foram obtidos os seguintes resultados: Positivo: 193 (20%) testagens e Negativo: 752 (80%) testagens. Os profissionais que obtiveram resultados positivos para anticorpos IgM/IgG da COVID-19 foram devidamente afastados de suas funções. Para o retorno ao trabalho, uma nova testagem era realizada e alguns profissionais retornaram ao laboratório, duas ou mais vezes, pois o resultado obtido ainda se apresentava positivo, permanecendo afastado e retornando a suas atividades quando obtinha o resultado da testagem Negativo. Esta iniciativa da FIOCRUZ demonstra a sua preocupação com a saúde e bem estar de sua força de trabalho.
|