Certificados disponíveis.
Clique para acessar a área de impressão!


Cursos Pré-congresso


Os cursos acontecerão no período pré-congresso, dias 20 e 21 de novembro de 2023.
Locais (por favor clique em "+ detalhes" para verificar o local da atividade selecionada)
Cursos serão distribuídos em turnos - manhã e/ou tarde.


É possível cada congressista escolher mais de um curso, desde que não sejam oferecidos no mesmo dia e no mesmo turno (clique em + detalhes).

Todos os cursos têm vagas limitadas, que serão distribuídas mediante confirmação de inscrição e pagamento. Aos cursistas presentes será oferecido certificado de participação.
A participação nos cursos é condicionada à inscrição no Congresso. Caso ainda não tenha se inscrito no Congresso, clique aqui.

Após o pagamento de inscrição do congresso, o menu Inscrição em Atividades estará disponível em sua área restrita para que possa escolher o(s) curso(s) que deseja participar.


Valores: o custo de cada curso é de R$50,00 para associados da ABRASCO e Movimentos Sociais e de R$100,00 para não associados.


C01 - PROCESSO DE ANÁLISE DE PROJETO ARQUITETÔNICO PARA EMISSÃO DE ALVARÁ SANITÁRIO (20/11 - 08h às 12h)

Local: Sala 1

Vagas: 30

Carga horária: 4 horas

Coordenador(a):
Maíra Mara Ferreira Menezes

Ementa:
Visa dar ao profissional da área de arquitetura, engenharia, profissionais gestores da área de saúde, e outros profissionais de áreas afins e responsáveis por estabelecimentos, o treinamento necessário para conseguirem compreender o processo de análise de projeto, suas etapas e como organizar a documentação necessária para aprovação. Ao se conhecer como funciona o processo de análise de projeto arquitetônico que é obrigatório para emissão de alvará sanitário, pode-se tornar mais eficaz tanto na administração de estabelecimentos de interesse da saúde como na produção de projetos arquitetônicos. Esse processo é composto de uma documentação obrigatória que serve de apoio à análise de projetos. Uma documentação entregue correta e completa agiliza e otimiza todo o processo. Por muitas vezes a morosidade do processo, causa prejuízos a donos de estabelecimento e investidores, ser a pessoa que domina esse processo pode ser visto como um diferencial para quem atua na área. A necessidade de aprovação do projeto não se limita somente a novos estabelecimentos, ela é obrigatória em caso de reforma ou adequação de espaços, ampliação ou alguma mudança da legislação. Portanto, entender esse processo é importante tanto para quem vai iniciar um empreendimento como para quem precisa mantê-lo em pleno funcionamento. Considerando o cenário pós-pandêmico nos deparamos como novos estabelecimentos e a necessidade de adequar os que já existiam a nova realidade. Essa etapa na emissão de alvará pode ser mais ágil se os responsáveis estiverem munidos de conhecimentos básicos sobre o processo sendo mais assertivos e não tendo a necessidade de ir e voltar com o projeto diversas vezes. Essa eficácia proporcionaria uma redução nas filas de espera por analise e permitiria estabelecimentos funcionando de forma eficaz e com seus alvarás em dia.
Segunda-feira 20/11/23 – Manhã - 08h00 às 12h00
C01 - PROCESSO DE ANÁLISE DE PROJETO ARQUITETÔNICO PARA EMISSÃO DE ALVARÁ SANITÁRIO (20/11 - 08h às 12h)+ detalhes


CANCELADO - C02 - FISCALIZAÇÃO DE PRODUTOS FUMÍGENOS DERIVADOS OU NÃO DO TABACO

CURSO CANCELADO

Ementa:
Curso voltado a abordar os temas pertinentes a fiscalização dos produtos fumígenos derivados ou não do tabaco: Ambientes livres de fumo, verificação da regularidade dos produtos de tabaco, proibição da propaganda, Dispositivos Eletrônicos para Fumar (cigarros eletrônicos, HTP, etc...), aditivos nos produtos de tabaco.
Segunda-feira 20/11/23 – Manhã - 08h00 às 12h00 & Terça-feira dia 21/11/23 – Manhã - 08h00 às 12h00
CANCELADO - C02 - FISCALIZAÇÃO DE PRODUTOS FUMÍGENOS DERIVADOS OU NÃO DO TABACO+ detalhes


C06 - PROCESSO ADMINISTRATIVO SANITÁRIO: APRIMORANDO A ATUAÇÃO DA VISA (20/11 - 08h às 18h e 21/11 - 08h às 12h)

Local: Sala 2

Vagas: 30

Carga horária: 12 horas

Coordenadores:
Bruno Naundorf
Dora Valéria Bocchi Barlem
Cláudia de Oliveira Britto Pilau

Ementa:
O curso contribui para uniformizar e qualificar as ações de fiscalização, sendo aplicável a todas as áreas de atuação da VISA, para que os fiscais tenham conhecimento da legislação existente, a fim de que observem adequadamente os ritos processuais estabelecidos legalmente e, consequentemente, sejam plenamente válidos e eficazes. O objetivo do curso é atualizar e qualificar as ações dos fiscais, a fim de propiciar ações resolutivas capazes garantir o cumprimento do objeto de trabalho, que é o de garantir, diminuir ou eliminar riscos à saúde. A relevância da temática se evidenciou na pandemia, onde foi essencial a atuação imediata e eficaz das equipes de fiscalização com conhecimento em processo administrativo sanitário.

CANCELADO - C04 - VIGILÂNCIA SANITÁRIA BASEADA EM EVIDÊNCIAS: IMPORTÂNCIA DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DE PRÁTICAS AVALIATIVAS

CURSO CANCELADO

Ementa:
O curso irá abordar a importância da institucionalização de processos avaliativos para o fortalecimento dos serviços de vigilância sanitária. Objetivo: Apresentar o campo da avaliação em saúde visando à produção de informações que permitam apoiar os gestores, e profissionais da vigilância sanitária, na qualificação de intervenções que agreguem maior impacto nos indicadores de saúde. Metodologia: Considerando que a avaliação é uma atividade crítico-reflexiva a metodologia será baseada em estratégias educacionais envolvendo situações-problema e construção de projetos avaliativos voltados à realidade dos alunos. O curso irá abordar as seguintes dimensões:
(i) Risco e a importância da avaliação em saúde para qualificar a tomada de decisões; (ii) Importância da avaliação das ações de Vigilância Sanitária: definição dos objetivos, tipos de abordagens avaliativas e desenhos de estudos em avaliação; (iii) Descrição da intervenção: Construindo o modelo lógico da intervenção. Perguntas de monitoramento e avaliação das ações de vigilância sanitária; (IV) Foco da avaliação: critérios, indicadores e parâmetros para avaliação. Análise dos resultados e o desafio da comunicação na avaliação em saúde.

CANCELADO - C08 - TECNOVIGILÂNCIA: ATUALIZAÇÃO PARA O SNVS

CURSO CANCELADO

Ementa:
A tecnovigilância não está incorporada à rotina das Visa apesar de não estarem isentas de atuar em notificações. O curso oferecerá atualização e discutirá ferramentas, com exposições-dialogadas, acesso ao Notivisa e a painéis de Tecnovigilância. Nas seguintes dimensões: Estado da arte da Tecnovigilância Notificação e avaliação de evento adverso, queixa técnica e ação de campo – Notivisa e Alertas em Tecnovigilância Aplicabilidade de painéis de Tecnovigilância na rotina das Visa. Continuação das discussões da Aplicabilidade de painéis de Tecnovigilância na rotina das Visa.

CANCELADO - C09 - DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA A REDAÇÃO CIENTÍFICA NA PRÁTICA DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA

CURSO CANCELADO

Ementa:
A Vigilância Sanitária, ação instituída no Sistema Único de Saúde (SUS) é uma área interdisciplinar, que abarca diferentes saberes e práticas. O fato de estar instituída nacionalmente propicia diferentes olhares e formas de atuação, muitas vezes compartilhada em eventos, porém pouco divulgadas/traduzidas em publicações científicas por seus trabalhadores e trabalhadoras. Para que essa realidade se transforme, é fundamental o conhecimento teórico de pontos essenciais para a elaboração de textos científicos. Acredita-se que esse curso possa contribuir na incorporação desse conhecimento, e na disseminação e discussão das experiências vividas pelos seus entes, o que potencializará a área de conhecimento. Objetivo: O objetivo do curso é proporcionar aos alunos e alunas o aprimoramento da escrita de artigos científicos relacionados ao tema vigilância sanitária e áreas inter-relacionadas como estratégia de divulgação de práticas e de informação. Metodologia: aulas expositivas e dinâmicas sobre os conceitos teóricos da redação científica, por meio da discussão de artigos científicos. Opcionalmente o aluno ou aluna pode, se desejar, compartilhar seu resumo submetido ao 9º Simbravisa para que possamos utilizar como material didático e discussão em aula. Ou ainda, um resumo (no máximo 250 caracteres) visando qualquer outro objetivo de pesquisa ou relato de experiência.

CANCELADO - C12 - COMUNICAÇÃO E VIGILÂNCIA SANITÁRIA: OS DESAFIOS À VISIBILIDADE DAS AÇÕES E À PROMOÇÃO DA SAÚDE

Local:

Vagas: 30

Carga horária: 12 horas

Ementa:
Discutir a dimensão política e prática do trabalho em Vigilância Sanitária a partir do campo da comunicação e saúde. A produção de sentidos e vínculos nos territórios e serviços e os desafios para ampliar a visibilidade das ações da VISA, de modo a fortalecer a prevenção e a promoção da saúde no SUS.
Segunda-feira 20/11/23 – Manhã e Tarde - 08h00 às 18h00 & Terça-feira dia 21/11/23 – Manhã - 08h00 às 12h00
C06 - PROCESSO ADMINISTRATIVO SANITÁRIO: APRIMORANDO A ATUAÇÃO DA VISA (20/11 - 08h às 18h e 21/11 - 08h às 12h)+ detalhes
CANCELADO - C04 - VIGILÂNCIA SANITÁRIA BASEADA EM EVIDÊNCIAS: IMPORTÂNCIA DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DE PRÁTICAS AVALIATIVAS+ detalhes
CANCELADO - C08 - TECNOVIGILÂNCIA: ATUALIZAÇÃO PARA O SNVS+ detalhes
CANCELADO - C09 - DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA A REDAÇÃO CIENTÍFICA NA PRÁTICA DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA+ detalhes
CANCELADO - C12 - COMUNICAÇÃO E VIGILÂNCIA SANITÁRIA: OS DESAFIOS À VISIBILIDADE DAS AÇÕES E À PROMOÇÃO DA SAÚDE+ detalhes


CANCELADO - C03 - TÉCNICAS DE IDENTIFICAÇÃO DE BACTÉRIAS ISOLADAS DE PRODUTOS SUJEITOS A VIGILÂNCIA SANITÁRIA

CURSO CANCELADO

Ementa:
Apresentar as principais técnicas aplicadas na identificação de bactérias. Conteúdo: técnicas baseadas em caracterização fenotípica, MALDI TOF/MS e técnicas baseadas em sequenciamento. Público: profissionais que trabalham em laboratórios do SNVS.

CANCELADO - C05 - TECNOVIGILÂNCIA: O MONITORAMENTO PÓS MERCADO DE PRODUTOS PARA A SAÚDE

CURSO CANCELADO

Ementa:
Apresentar o VIGIPÓS e os aspetos relacionados à Tecnovigilância para os profissionais de Visa - conceitos, legislações, integração com as BPF de produtos médicos, uso dos sistemas de informação e planejamento de ações sanitárias. Relato de experiência do RJ.

CANCELADO - C07 - CANNABIS PARA FINS TERAPÊUTICOS: REGULAMENTAÇÃO BRASILEIRA E CONTROLE DA QUALIDADE DE PRODUTOS

CURSO CANCELADO

Ementa:
Discutir sobre a primeira resolução brasileira que permitiu a utilização de derivados de cannabis para uso terapêutico no Brasil, a RDC 327/2019; Desenvolvimento e validação de métodos analíticos para controle da qualidade de derivados de derivados de cannabis.
Terça-feira dia 21/11/23 – Manhã - 08h00 às 12h00
CANCELADO - C03 - TÉCNICAS DE IDENTIFICAÇÃO DE BACTÉRIAS ISOLADAS DE PRODUTOS SUJEITOS A VIGILÂNCIA SANITÁRIA + detalhes
CANCELADO - C05 - TECNOVIGILÂNCIA: O MONITORAMENTO PÓS MERCADO DE PRODUTOS PARA A SAÚDE + detalhes
CANCELADO - C07 - CANNABIS PARA FINS TERAPÊUTICOS: REGULAMENTAÇÃO BRASILEIRA E CONTROLE DA QUALIDADE DE PRODUTOS + detalhes


C10 - NOVA ROTULAGEM NUTRICIONAL DE ALIMENTOS - COMPREENDENDO SUAS PRINCIPAIS MUDANÇAS (21/11 - 14h às 18h)

Local: Sala 2

Vagas: 30

Carga horária: 4 horas

Coordenador(a):
Alzira Nascimento Guerra

Ementa:
A Anvisa publicou em 2020 novas regras para a Rotulagem Nutricional de alimentos embalados com intuito de melhorar a clareza e a legibilidade das informações nutricionais presentes nos rótulos, visando auxiliar o consumidor a realizar escolhas alimentares mais saudáveis e conscientes, que facilitem comparações e melhore o entendimento sobre os diversos alimentos, reduzindo enganos quanto a sua real composição nutricional. O presente curso tem por objetivo abordar as principais modificações trazidas pela nova legislação, facilitando a compreensão e adequação à nova legislação. O curso será ministrado com a apresentação do conteúdo por slides e haverá ainda uma prática com análises de rótulos de alimentos para verificação quanto a sua conformidade às novas regras de rotulagem nutricional.

CANCELADO - C11 - SEGURANÇA DO PACIENTE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: COMO IMPLEMENTAR AS METAS DE SEGURANÇA?

CURSO CANCELADO


Ementa:
Serão apresentados os conceitos de qualidade e segurança do paciente e cultura de Segurança. Abordaremos as principais ferramentas de gestão da segurança do paciente. Apresentação das metas do Programa Nacional de Segurança do Paciente e estratégias de implementação. Gerenciamento de risco. Comunicação efetiva e trabalho em equipe. Objetivo: Apresentar conceitos e questões fundamentais da segurança do paciente. Metodologia: Aula expositiva e rodas de conversa. Público-alvo: Profissionais da saúde e gestores que atuam na APS; profissionais da Vigilância Sanitária ou aqueles que se interessam pela temática.
Terça-feira dia 21/11/23 – Tarde - 14h00 às 18h00
C10 - NOVA ROTULAGEM NUTRICIONAL DE ALIMENTOS - COMPREENDENDO SUAS PRINCIPAIS MUDANÇAS (21/11 - 14h às 18h) + detalhes
CANCELADO - C11 - SEGURANÇA DO PACIENTE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: COMO IMPLEMENTAR AS METAS DE SEGURANÇA? + detalhes


Realização:




Apoio: